No dia Mundial da Água, Governo do Estado lança editais para fortalecer segurança hídrica e alimentar na Bahia

0

No Dia Mundial da Água, Governo do Estado lançou dois editais para apoiar projetos que ressaltem a importância da água para agricultura familiar, para a segurança alimente e o desenvolvimento rural. 

O “Edital Bahia Sem Fome: Água para Produção de Alimentos e Dessedentação Animal” e o “Edital Ciência na Mesa 3: Água para Consumo e Produção de Alimentos no Campo e na Cidade”, representando um investimento de R$ 50 milhões e R$ 6,3 milhões, respectivamente.  

Executado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a chamada do Bahia Sem Fome se concentra em implementar tecnologias já experimentadas, como cisternas e barreiros, para garantir o acesso à água em comunidades rurais.  

“As tecnologias não nascem apenas na universidade, nascem também de experiências observadas no campo. O Ciência na Mesa 3 tem uma linha de pesquisa que busca melhorar a tecnologia social, aprendendo com os produtores e aprimorando a técnica que eles já desenvolveram, tanto as engenharias, quanto a execução, desenvolvendo facilitadores sempre com uma relação de troca, cada um contribuindo com os seus conhecimentos. Afinal, o saber popular é tão importante quanto o científico”, afirmou o secretário da Secti, André Joazeiro. 

De outra forma, a Ciência na Mesa 3, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), busca criar tecnologias e aprimorar tecnologias sociais para uma gestão mais eficiente e sustentável dos recursos hídricos.  

fFonte: