Moradores interditam rua após sucessivos acidentes em cratera formada por vazamento de esgoto

0

Os problemas no sistema de esgotamento sanitário do bairro São Gonçalo são recorrentes e segundo os moradores daquela localidade, já comprometem outros pontos da infraestrutura do bairro. Prova disso é o que está acontecendo na Rua 19, que dá acesso a avenida principal do São Gonçalo e faz a ligação para o bairro Rio Corrente. Em entrevista ao Nossa Voz desta segunda-feira (15), a liderança comunitária, Socorro Souza, questionou a falta de solução para este problema, mesmo com a população pagando 80% do consumo de água como taxa de esgoto na fatura mensal. 

“É uma luta que temos há muitos anos com a Compesa. Eu queria saber se não existe Justiça neste mundo para fazer essa empresa cumprir com seus trabalhos? Porque pagamos 80% de taxa de esgoto aqui na Avenida e se você vir a situação em que está. Já aconteceram diversos acidentes, só esta semana assistimos a pessoas caindo de bicicleta e o jeito foi vir interditar. Na sexta-feira (12) eu coloquei uma madeira com um saco vermelho dentro do buraco para ver se as pessoas não se acidentaram mais. Agora, a rua está interditada. Eu quero pedir a essa empresa para vir tomar uma providência porque não tem como a prefeitura fazer a parte de recapeamento enquanto eles não encerrarem esse estouramento de esgoto”. 

O comerciante, Reginaldo Brandão, relatou as consequências da exposição diária ao mal cheiro e os problemas de mobilidade enfrentados por quem precisa passar pelo local. “Sem dúvidas, é muito difícil. Tanto para os clientes quanto para quem passa na rua e principalmente para os funcionários que passam o dia todo em frente ao esgoto. É a fedentina o dia todo e todos ao encerrar o expediente, às 18h, saem com dores de cabeça, porque é muito difícil trabalhar assim. Além disso, se você prestar atenção, o solo cedeu e formou uma cratera, a calçada também está rachada e os acidentes acontecem constantemente. O dia todo vemos acidentes acontecendo. Pessoas já caíram de bicicleta, de moto, os carros perdem os para-choques, porque o solo cedeu e o buraco está bem fundo. Quando está inundado de esgoto, os motoristas não tem noção da profundidade. As crianças que vão à escola, pessoas que vão para o posto de saúde estão prejudicadas. Está muito difícil transitar no São Gonçalo”. 

Willian Garden também é comerciante e lamenta a falta de atenção com uma demanda que, cada vez mais, se intensifica. “Essa cratera se formou depois daquelas chuvas fortes. Já viam com o problema, mas depois das chuvas, aumentou ainda mais esse problema dos buracos. Essa luta com a Compesa já vem há anos e buscamos que a prefeitura, junto com a Compesa, busquem uma solução não paliativa, mas que venha a resolver esse problema da Rua 19. Essa via dá acesso a uma escola, feira, posto de saúde e liga o São Gonçalo ao Rio Corrente, então, é uma rua muito importante para o bairro”. 

O NV buscou informações sobre o assunto com a Companhia Pernambucana de Saneamento e atualizará a matéria assim que elas forem repassados.