Lula nomeia França, Costa Filho e Fufuca e dá posse a ministros em cerimônia fechada

0

Os deputados federais Silvio Costa Filho (Republicanos) e André Fufuca (PP), novos ministros do governo federal, compareceram na manhã desta quarta-feira (13) a uma cerimônia fechada no Palácio do Planalto. Silvio Costa, que assumirá a pasta de Portos e Aeroportos, e Fufuca, que comandará o Ministério dos Esportes, se encontraram com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em evento fechado. 

Apenas alguns líderes e familiares dos dois novos ministros compareceram ao encontro com Lula, como o deputado Hugo Motta (PB), líder do Republicanos, José Guimarães, líder do Governo na Câmara, e o ex-deputado federal Silvio Costa – pai do parlamentar.

As cerimônias oficiais de posse dos novos ministros do governo acontecerão à tarde, nas sedes das pastas. As pastas anteriormente eram chefiadas por Ana Moser e Márcio França, que será empossado como ministro da Micro e Pequena Empresa.

O presidente Lula não deve comparecer às solenidades de posse dos novos ministros. Na agenda de Lula consta uma reunião às 15h com o ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano. Já às 16h30 o presidente irá receber em seu gabinete o Prêmio Nobel de Economia, professor Joseph Stiglitz.

Ao chegar no Palácio do Planalto para a cerimônia fechada, o líder do Republicanos na Câmara, Hugo Motta, disse que a bancada recebeu com alegria a indicação do deputado Silvio Costa Filho para o governo Lula. O deputado disse ainda que o seu partido tem postura de independência e compromisso com o País, e que não vê problemas em Lula realizar um encontro fechado para empossar os novos ministros.

“O Republicanos sempre teve uma postura de independência, mas sempre procurando estar a favor das pautas, em favor do nosso país. Nós ajudamos em praticamente todas as pautas que foram votadas ao longo do primeiro semestre e agora no início desse segundo semestre de início de governo. A indicação de Silvio vem justamente na esteira de poder estreitar essa relação com o partido, para que o partido se estimule a seguir ajudando as pautas que também interessam ao governo, mas sem alterar essa nossa postura de independência. Não incomoda de maneira alguma a posse ser fechada, pois cada momento tem a sua particularidade. O deputado Silvio Costa já foi anunciado desde a última quarta-feira, então agora é o momento de trabalho”, afirmou o líder