José Bertotti anuncia investimentos para a erradicação de lixões e recuperação de nascentes no Sertão de Pernambuco

0
Foto: reprodução/redes sociais

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco José Bertotti tem uma agenda de compromissos no Vale do São Francisco para discutir ações ambientais com prefeitos da região e empresários. Em entrevista ao Programa Nossa Voz, José Bertotti contou detalhes dos seus compromissos em Petrolina.

Ele falou durante a entrevista que o governo do estado vai aplicar 75 milhões em ações ambientais. “Junto com grandes chefes de estado, vamos cumprir com essa questão de enfrentamento [mudanças climáticas]  e anunciar R$75 milhões de ações na área ambiental. Esse é o maior pacote divulgado em volume único e que envolve esta região”, disse ele. 

O secretário detalhou os assuntos discutidos com os prefeitos da região do Vale do São Francisco e do Sertão.  “Vamos conversar com prefeitos e secretários municipais do meio ambiente para detalhar esses investimentos, compreender efetivamente essas demandas e dizer que o desenvolvimento sustentável gera melhores empregos, ajuda na recuperação da caatinga e apoia a recuperação nascentes com o sistema agroflorestal”, contou José Bertotti 

Questionado sobre a demora em concretizar a erradicação de lixões no sertão do estado, Bertolli contou que já tem um projeto licenciado e que a espera é por conta do alto custo de investimento. “O Estado de Pernambuco através da Agência Ambiental tem um mapa onde esse problema se agrava que é no Sertão do Pajeú, estamos com um grande aterro sanitário sendo licenciado […] Existe um custo muito grande para fazer a erradicação do lixão, temos 43 lixões mapeados pelo estado e temos R$9,6 milhões para apoiar os prefeitos através de convênios e fazer essa erradicações”, contou ele durante a entrevista. 

Para Bertotti este incentivo financeiro será empregado no programa de reflorestamento da principal área de Mata Atlântica do Estado, a APA Aldeia de Beberibe, para a recuperação de mil nascentes de rios em 50 municípios e ainda para o apoio ao tratamento de resíduos sólidos, beneficiando 43 municípios que não contam com aterros sanitários.