“Isso é um governo autoritário”, endossa Lucinha Mota sobre ausência de diálogo com o Poder Executivo 

0

Nesta terça-feira (20), na sessão realizada na Câmara de Vereadores de Petrolina, a vereadora Lucinha Mota (PSDB) fez uma contundente crítica à falta de políticas públicas eficazes para lidar com questões sociais e de segurança na cidade. 

Mota aproveitou a oportunidade para repudiar o que descreveu como falta de respeito da Prefeitura em relação aos vereadores, incluindo a falta de resposta aos requerimentos e a ausência de diálogo.”Eu quero repudiar a falta de respeito da Prefeitura em relação a esta vereadora e a outros vereadores aqui que não respondem os nossos requerimentos, que não nos recebem para dialogar”, enfatizou a vereadora. 

Ela caracterizou o governo como autoritário e alertou para os impactos negativos desse comportamento na democracia local. “Isso é um governo autoritário, se é autoritário compromete a nossa democracia. Somos um poder aqui nessa cidade, é o legislativo, executivo e poder judiciário. Abram as portas, prefeito, recebam esta casa de verdade para dialogar e construir políticas públicas para que as pessoas de Petrolina tenham qualidade de vida e dignidade para sobreviver”, acrescentou.

Além disso, Lucinha Mota mencionou a necessidade de competência técnica para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes, destacando a importância de reunir esforços de diferentes setores da sociedade para alcançar resultados significativos. “O senhor sabe o quanto recursos já voltaram por falta de prestação de contas do governo anterior?! Quando estava na minha gestão na Secretaria de Justiça de Direitos Humanos, eu tive que prestar conta do ano de 2014, documentos que faltavam lá e ninguém sabia onde estavam e o recurso ficava travado por falta de competência técnica para desenvolver política pública nessa cidade”. 

A vereadora também citou a atuação da Governadora Raquel Lyra na área da segurança, ressaltando o fornecimento de viaturas, coletes à prova de balas, munições e armamentos. “A governadora entregou mil viaturas só ano passado, colete à prova de balas, munições, armamento, eu caminhei de Petrolina até Recife, dormir em 23 cidade e presenciei o pneu dessas viaturas carecas, faltando combustível, policial botando do bolso dele para abastecer aquela viatura”. 

No entanto, ela observou que ainda há desafios, como a falta de manutenção adequada desses recursos e a necessidade de uma abordagem mais abrangente para enfrentar a criminalidade na cidade. “Eu participei do programa Juntos pela Segurança, essa construção foi com todos da sociedade civil, Poder Executivo e Legislativo para a gente reunir esforços e trazer todos aqui para construir uma dialgo e de fato fazer esses recursos serem aplicados em programa que vão fazer a diferença na vida dessas pessoas’. 

No encerramento de sua fala, Lucinha Mota deixou um apelo para que a Câmara de Vereadores aproveite a oportunidade representada pela recém-criada Secretaria de Segurança Pública para colaborar na construção de políticas efetivas de combate à criminalidade em Petrolina. “A Secretária de Segurança Pública, é uma oportunidade que esta casa tem de construir políticas efetivas para combater a criminalidade na nossa cidade”.