A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas promove, nesta quinta (22) e sexta-feira (23), três eventos Ação de Cidadania, no Sertão do São Francisco. O evento é parte do Programa Governo Presente e tem como objetivo garantir o acesso a direitos, aproximar serviços públicos da população e atrair empresas privadas parcerias para o evento.
Nesta quinta-feira, será a vez de Petrolina; e na sexta-feira (dia 23), Lagoa Grande. A cada Ação de Cidadania são oferecidos aproximadamente cem serviços à população. É o momento de o cidadão obter a emissão da segunda via de documentos, fazer inscrições para cursos de qualificação profissional, se informar sobre serviços de saúde e orientações às mais diversas.
A população terá acesso à emissão de CPF, segunda via das carteiras de motorista e identidade; e das certidões de nascimento, casamento e óbito. Em Petrolina, estarão disponíveis para adolescentes e jovens de até 29 anos, inscrições gratuitas para os cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Programa Juventude Presente.
A comunidade contará, ainda, com orientações jurídicas da Defensoria Pública e informações sobre mediação de conflitos. A Compesa estará presente, com serviços como solicitação dos benefícios da tarifa social para a redução da fatura de água e negociação de débitos. Estes serviços são gratuitos.
Ainda hoje, vão ocorrer duas Ações de Cidadania, em Petrolina: pela manhã, das 8h às 12h, na Escola Estadual Antônio Padilha (Av. Francisco Coelho Amorim, S/N), no bairro José e Maria. A partir das 13h, será na EREM professora Maria Wilza Barros de Miranda (Rua Natália Joana Alves), em João de Deus. O atendimento à população é concluído às 17h.
No vizinho município de Lagoa Grande, distante 52,4 quilômetros de Petrolina, a Ação de Cidadania ocorrerá na manhã da sexta-feira (dia 23), das 8h às 12h. Será na Escola Estadual Santa Maria (Rua dos Estudantes nº 188), no centro da cidade.
A Ação de Cidadania do Programa Governo Presente é coordenada pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas em articulação com secretarias do Estado e com a prefeituras do município, além de buscar a atração de empresas privadas. A Ação de Cidadania é um trabalho de garantia de acesso à direitos para a população.