Evento destaca saúde da voz no Vale do São Francisco

0

A voz é uma ferramenta de comunicação e trabalho, por isso o dia 16 de abril é celebrado mundialmente como o ‘Dia da Voz’. No Vale do São Francisco fonoaudiólogas da região se reunem, desde 2019, para alertar a população sobre os cuidados com a voz, fatores e riscos que podem acarretar em problemas.

Visando a conscientização e esclarecimentos sobre a saúde vocal, o grupo realiza a Campanha da Voz 2024, com Seminário Online “Minha voz, nossa voz, a força da conexão” nesta quarta-feira (16). O webnário começa a partir das 14h.

Durante entrevista ao Nossa Voz a fonoaudióloga e palestrante do evento, Jaidenysse Melo,relatou que um dos principais motivos que influenciam os problemas vocais na região do São Francisco é a baixa umidade do ar. “Nós temos muitos problemas respiratórios, a gente vive no ambiente muito seco, né? A nossa região tem uma baixa uma unidade de ar. Então isso traz muitos problemas e alergias então fatores alérgicos são coisas que a gente recebe muito no consultório. Porque existe a baixa me dá do ar que é característica da região e um uso excessivo de ar condicionado”, complementou.

Além da baixa umidade, a fonoaudióloga ressalta que falta de hidratação correta, fatores alérgicos e refluxo gastroesofágico também acarretam em problemas com a voz. “Ao contrário do que muita gente pensa, as vezes uma faringite, inflamação de garganta, ou um excesso de pigarro é decorrente do refluxo gastroesofágico e tem um impacto enorme sobre a voz, porque o ácido gástrico quando sai do estômago vai queimando toda a mucosa de esôfago, as vezes chega a banhar a prega vocal, e cria um edema, uma inflamação que a gente pensa que é uma uma gripe uma inflamação de garganta, e na verdade é um problema gástrico”.

Para a cantora e fonoaudióloga Natália Magno, o evento servirá para entender como atua um profissional da área e reforçar ao público as orientações ideais para um tratamento vocal. “Se você apresentar qualquer sinal de rouquidão, garganta arranhando ou excesso de pigarro, procure o médico otorrinolaringologista e procure uma fonoaudióloga para fazer o tratamento correto”, reiterou.

No próximo sábado (20), a Campanha da Voz fará ações no Parque Municipal Josepha Coelho, a partir das 9h da manhã, ofertando triagem de risco de patologias locais em cordas vocais, orientações, atividades em grupo, além de música com as cantoras Fabiana Santiago e Natalia Magno.