Dengue em Petrolina: Moradora denuncia descaso na saúde pública após peregrinação por atendimento médico

0

Linda Nunes, moradora do bairro Pedra Linda, em Petrolina, Pernambuco, está peregrinando por unidades de saúde em busca de um diagnóstico preciso para seus sintomas, que aparentam ser de dengue. 

A moradora relata ter passado pela Unidade de Saúde Básica, Josefa de Sousa Silva, no Pedra Linda, e pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Petrolina, sem obter o resultado do exame necessário para confirmar a doença.

“Como sou hipertensa, a médica da UBS pediu para fazer o exame de dengue com urgência.Eu não tenho condições de pagar o exame particular, que custa quase R$200 reais. Fui para a UPA na sexta-feira, tomei soro e Dipirona, mas o exame não foi feito.”

Na segunda-feira, Linda retornou à UBS, onde recebeu mais medicação para dor, mas ainda não conseguiu realizar o exame. “A médica pediu o exame com urgência, mas até agora nada. A saúde aqui está precária. Faltam médicos e exames. Aqui na UBS, a gente tem que chegar às 5 da manhã para pegar uma ficha.” lamenta. 

Falta de exames básicos

Linda também critica a falta de exames básicos na UBS. “Tem exames que eu não faço há três meses. Exames de rotina, como hemograma e preventivo, não tem. A saúde em Petrolina está deixando a desejar, principalmente aqui em Pedra Linda.”, relata. 

Prefeitura não se manifesta

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Petrolina para solicitar um posicionamento sobre as denúncias de Linda Nunes, por meio de nota informaram que “A Secretaria de Saúde informa que para realização do exame sorológico que confirma a dengue, é necessário que se tenha a notificação emitida pela Unidade Básica de Saúde, lá é entregue um encaminhamento ao paciente que, por sua vez, vai até o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), para coleta laboratorial”.

Além disso, contou que ” A Secretaria ressalta ainda que não há fila de espera e o atendimento é imediato. O CTA está localizado na Rua Joaquim Nabuco, ao lado da Secretaria de Saúde”.