Aumento de cães nas ruas preocupa população e autoridades de Cabrobó

0

A grande quantidades de cães abandonados nas ruas de Cabrobó, tem gerado inúmeras reclamações de ouvintes que participam diariamente do Programa Nossa Voz veiculado na Rádio Grande Rio Fm Cabrobó. Durante as últimas edições do Programa, que vai ao ar de segunda a sexta, sempre às 12 horas na 100,3, ouvintes tem chamado a atenção para as inúmeras matilhas de cães soltos pelos bairros e até ruas do Centro da cidade.

Segundo os ouvintes, muitos desses animais estariam visivelmente doentes o que coloca em risco a saúde da população. Em entrevista concedida ao programa, o secretário Saúde, Clodovaldo Carvalho, explicou que o município não dispõe de um canil e nem de recursos para a construção e manutenção de um abrigo para os cães.

“Em relação a retirada desses cães da rua, só poderíamos fazer isso se for constatado que o animal está doente, nesse caso fazemos o recolhimento para tentar tratar o cão. Estamos em contato com um grupo de protetores dos animais que estão com proposta de construir um canil através de doações. Quanto ao aumento da população estamos buscando recursos para efetuar a castração desse animais abandonados, o que ajudaria a reduzir a população de cães”, explicou Clodovaldo Carvalho.

Também durante a participação no Nossa Voz Cabrobó, o Educador Físico, Márcio Alves, que é voluntário da Associação dos Protetores Dos Animais de Cabrobó, explicou as estratégias que o grupo está desenvolvendo para ajudar a resolver o problema. “Temos que evitar que os animais sejam maltratados por isso estamos resgatando alguns animas e realizando Feiras De Adoção. Nos também estamos realizando eventos para arrecadação de recursos para a construção de um canil. Se conseguirmos ele deve funcionar no terreno do Centro de Zoonoses. Como amantes dos animais queremos dar nossa contribuição” ressaltou Márcio Alves.