Visita técnica ao Mercado do Produtor de Juazeiro marca início das comemorações aos 40 anos do entreposto comercial

0

A manhã desta sexta-feira (26) marcou um dia histórico para o Mercado do Produtor de Juazeiro. No ano em que o entreposto completa 40 anos, a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e a Prefeitura de Juazeiro, através da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), promovem, junto à Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), a Missão Técnica ao Vale do São Francisco, com o objetivo de mostrar o potencial da fruticultura da região a diversos representantes das Centrais de Abastecimento (Ceasas) de todo o país.

Com uma visita técnica à Ceasa de Juazeiro, a comitiva pôde conhecer o trabalho desenvolvido no entreposto onde, diariamente, circulam mais de 20 mil pessoas em 23 pavilhões de hortifrutigranjeiros.  Em uma breve apresentação, o diretor-presidente da AMA, Daniel Mota, destacou o trabalho diário realizado no Mercado. “É um trabalho feito por uma grande equipe, que envolve segurança, trânsito, limpeza, ordenamento, administração. É uma grande honra receber hoje aqui representantes de todas as regiões do país para mostrar o nosso potencial de comercialização, de exportação e de produção de uva e manga, além do fortalecimento de programas importantes como o Banco de Alimentos”, celebrou.

O presidente da Abracen, Éder Bublitz, parabenizou o trabalho realizado no Vale do São Francisco. “Já estive em diversos lugares fora do país vendo produção através da irrigação, e a gente precisa valorizar o que fazemos bem. A região de Juazeiro e Petrolina é o melhor polo produtivo de frutas tropicais do mundo. A gente produz com muita qualidade, com muita excelência e foca nos problemas. Mas a gente precisa ver que estamos num lugar que abastece o mundo e, por isso, vocês estão de parabéns”, afirmou Bublitz.

O evento terá continuidade ainda nesta sexta-feira, com ida ao perímetro de irrigação Nilo Coelho, em Petrolina, visita ao Centro de Excelência de Fruticultura do Senar e visita à Cooperativa de Exportadores do Vale do São Francisco.

Texto: Ascom AMA PMJ