Vereador denuncia problemas no Conselho Tutelar de Petrolina

0
(foto: Karine Paixão/ Nossa Voz)

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Petrolina-PE, Gilmar Santos (PT) contou em entrevista ao Nossa Voz desta terça-feira (23) que a comissão está fazendo uma série de vistorias nos órgãos de defesa das crianças e adolescentes do município.

“A Comissão de Direitos Humanos tem esse compromisso de buscar informações junto a essas instituições que protegem os direitos das crianças e adolescentes, no sentido da gente verificar até que ponto elas estão cumprindo realmente com esses serviços de proteção. E, ao mesmo tempo, verificar quais são as negligências, as fragilidades para que a comissão exija do poder público mais investimentos nesse sentido”, explicou Santos.

De acordo com o vereador, na primeira visita ao Conselho Tutelar, foi verificado que “os serviços de atenção à criança através do Conselho têm sido bastante negligenciados. São poucos funcionários e a quantidade de conselheiros é relativamente limitada”.

Outra crítica feita por Gilmar Santos é sobre a falta de articulação da rede assistencial. “Apesar da gestão municipal ser responsável pela gestão do conselho, há uma desarticulação. Por exemplo, a rede de assistência social não está articulada com os conselheiros. A rede de saúde mental não está articulada com os conselheiros e nem as redes de educação e saúde”. Para o presidente da comissão, sem essa articulação o conselho recebe a demanda, faz os encaminhamentos, mas eles não estão sendo efetivados realizados.

Além disso, o vereador denunciou que faltam equipamentos e serviços para atender jovens usuários de drogas para que eles possam ser tratados como a Casa de Acolhimento que já deveria estar funcionando. “Nós estamos desde 2017 esperando a entrega desse equipamento e até agora nada”.

O Nossa Voz entrou em contato com a prefeitura para saber quando a Casa de Acolhimento vai entrar em funcionamento. Além disso, a gestão municipal também foi questionada sobre a desarticulação da rede de assistência a crianças e adolescentes. Assim que as respostas chegarem, elas serão publicadas.