Sucesso: Live Ligado no Agro destaca a força do agronegócio no Vale do São Francisco

0
Foto: Victória Resende

Um momento enriquecedor para o Vale do São Francisco. Assim foi a noite desta quinta-feira (27) com a segunda edição da Live Ligado no Agro, transmitida pelo youtube da Grande Rio FM. O evento discutiu soluções inovadoras para o agronegócio da região com a presença de expositores e parceiros, além dos desafios enfrentados pelos produtores no mercado da fruticultura irrigada com os convidados : o engenheiro agrônomo e consultor agrícola, Eduardo Ferraz; o presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Guilherme Coelho e o doutor em Economia Aplicada e pesquisador da Embrapa Semiárido, João Ricardo Lima.

A apresentação ficou por conta de Karine Paixão, responsável pela produção do podcast que deu nome à live. “Foi um momento muito importante, rico em informações munindo os produtores com dados sobre o mercado e soluções agrícolas, fico muito feliz de fazer parte da produção deste projeto que tanto contribui para a nossa região, destacou a jornalista.

Para Eduardo Ferraz, engenheiro agrônomo e consultor agrícola, a Live atingiu um nível alto de discussão. “Foi um excelente evento, um nível excelente de discussão, de informações ricas para a cadeia produtiva da nossa região”, diz.

o presidente da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), Guilherme Coelho destacou que o aprendizado na área do agro é ilimitado e a live pôde trazer mais conhecimento a todos que participaram e assistiram. “O nosso agronegócio, a fruticultura cada vez mais tem sido levada ao mundo inteiro, então, isso dá uma dimensão ao Vale. Mesmo com a pandemia, o Agro não parou, o consumo de frutas, que é a opção mais saudável, aumentou consideravelmente, então, o mundo está se conscientizando da nossa presença e isso foi demonstrado na live”, comenta.

O doutor em economia, João Ricardo Lima, trouxe diversos dados econômicos significativos para a fruticultura da região. “O que já temos é quantos empregos foram gerados no primeiro quadrimestre de 2021: a manga e a uva juntas representam 82,7% de todo o emprego líquido gerado no agronegócio e 41% do total de empregos gerados no Vale,
considerando todos os setores (serviços, indústria e agropecuária). Em Petrolina/PE
esse número sobe para 42,7% do total de empregos e em Juazeiro o valor é de 37,1%”, afirmou.

A diretora das rádios do Sistema Grande Rio de Comunicação, Ana Amélia Lemos, classificou a live como missão cumprida. “Cumprimos nossa missão, tivemos uma excelente participação de espectadores, o nos deixa muito gratificado, com a certeza que outras lives virão. Quero agradecer a cada expositor e parceiro que confiou em nós, pois este é o nosso objetivo: dar espaço, voz e ampliar o diálogo com toda a cadeia produtiva que vive ligada no agro.Então, mais uma vez obrigado à Cultifértil, Agrovale, Seiva do Vale, Pulvetec, Teleaço, Gardeis Equipamentos, BoaTerra, Jr Telecom, Juagro, Enalt energia solar”, finaliza.