Serenata da Recordação valoriza tradição com cortejo virtual por Santa Maria da Boa Vista

0

Vivenciando o saudosismo das músicas românticas do passado e que até hoje embalam os corações apaixonados, os moradores de Santa Maria da Vista estão cada vez mais sentimentais, contando as horas para XXII Serenata da Recordação. O evento acontece no próximo sábado (24), a partir das 20h no formato online e com transmissões ao vivo no canal do YouTube da Grande Rio FM e pela Rádio Boa Vista FM (99,3), afiliada do Sistema Grande Rio de Comunicação. Em entrevista ao Nossa Voz desta sexta-feira (16), o prefeito boavistano, George Duarte falou sobre os preparativos e o clima que já contagia a cidade.

“A cidade já começa a entrar em clima de Serenata, já está todo mundo na nostalgia, todo mundo se preparando para assistir em casa. Infelizmente não podemos fazer presencial, ser aberta, aquela grande festa que é a Serenata. Eu sempre digo que a Serenata hoje não é do prefeito, não é da prefeitura, ela é do povo de Santa Maria e do povo de Pernambuco. A gente tem pessoas que moram nos quatro cantos do mundo e deixam para vir passar as férias em Santa Maria exatamente na data da Serenata porque é um clima de família, um clima de nostalgia, de alegria”.

Mesmo em formato remoto, o evento valorizará a tradição de visita às estações, homenageando moradores históricos. “Já começaram as gravações do cortejo no casario onde as pessoas eram homenageadas, onde iniciou tudo e a gente já começou as gravações, já tem muita gente acompanhando as gravações e a gente já fica preocupado com as aglomerações, mas é o que eu digo, contagia todo mundo. Estão sendo gravadas as estações onde os familiares recebem os seresteiros, como era antigamente, em que cantavam nas janelas. Então, está todo mundo envolvido, só em falar já fico arrepiado aqui. O clima é muito gostoso, de família, harmônico, é um clima de integração”, destacou Duarte.

A escolha das atrações também foi feita com muito carinho. “Temos vários seresteiros, estamos valorizando os cantores da cidade que passaram todo esse tempo de pandemia parados. Fizemos questão de homenageá-los, todos vão estar cantando uma música, integrados nas estações fazendo parte. Temos os seresteiros tradicionais que já fazem parte há muito tempo como Lula de Moço, a gente pediu também e convidou José Raul da cidade coirmã, Curaçá, que sempre esteve presente com sua esposa e vamos fazer isso. E no fechamento tem Lenno”.

George relembra a surpresa de algumas pessoas quando o cantor romântico foi anunciado como atração da festa. Entretanto, a escolha faz jus a um coração boavistano, que cresceu em meio a festa mais tradicional da cidade. “Lenno é o convidado especial. E muita gente diz: ‘E por que Lenno?’ Para quem não sabe, ele vem da origem dos seresteiros, dona Lourdes e seu João, ouvi muito em Santa Maria, cantando serenata, cantavam muito aquela música ‘Não se vá’. E Lenno cresceu no berço da Serenata, então ele vai dar uma contribuição muito especial para a Serenata, fará o encerramento. Aí tem o grupo Vozes de Santa Maria que sempre fez Serenata em Santa Maria, sempre acompanha. A gente tentou colocar as pessoas de lá de Santa Maria, valorizando toda essa região, Santa Maria Curaçá, aqui de Petrolina tem seresteiros aqui da região que sempre participaram. A gente quer fazer o clima de integração para fazer com que as pessoas se contagiem. Não só em Santa Maria, mas em toda região”.