Secretário executivo de Defesa Civil de Petrolina faz balanço sobre as últimas chuvas

0
Iara Bispo/Nossa Voz

Alagamentos e danos materiais causados pelas chuvas são as principais contestações dos ouvintes do Programa Nossa Voz. Nesta segunda-feira (10), recebemos o secretário executivo de Defesa Civil de Petrolina José Welton de Aquino para fazer um balanço das últimas enxurradas na cidade. 

Desde outubro do ano passado um grande volume de chuva vem trazendo transtornos para Petrolina, mas que se agravou no final de dezembro, onde muitas famílias passaram o natal aflitas e desabrigadas.

De acordo com o secretário, no dia 25 de dezembro foram contabilizadas quatro famílias desabrigadas e 280 pessoas desalojadas. Os principais atingidos com esses problemas são os moradores da Agrovila Massangano, do bairro Jardim Petrópolis, Dom Avelar e São Joaquim. 

“Na Agrovila Massangano foi a primeira vez que houve essa situação. A população, infelizmente, já sofre anualmente com esses problemas e orientamos que no período chuvoso tenham bastante cuidado, elevar seus móveis e proteger seus documentos”, contou José Welton. Ela afirmou que em casos de alagamento na residência ou locais próximos, ligar para a defesa civil através 153.

O secretário contou que em casos de famílias desabrigadas a prefeitura disponibiliza um local provisório para que elas possam ficar.  “A princípio  o abrigo estava no Centro de Juventude no bairro João de Deus, mas no momento funciona no Centro Pop do Jardim São Paulo. A última família saiu no dia 31 de dezembro. O abrigo já está montado para caso de necessidade. 

Questionado sobre as providências tomadas para amenizar os problemas da chuva, José Welton contou que a prefeitura está colaborando com toda a assistência necessária.  “Foi utilizado bombas para fazer a drenagem e diminuir o volume de água no Jardim Petrópolis, além de limpeza de canais e bueiros, locais para o escoamento de águas e que muitas vezes estão cheias de lixo. Pedimos para que a população não jogue lixo nas ruas, porque pode provocar um problemas para você mesmo”, disse o secretário.