Secretário de Educação da Bahia detalha plano de retomada das aulas na rede estadual

0
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, detalhou o plano de retomada das aulas na rede estadual de ensino, em entrevista coletiva virtual nesta quarta-feira (24). No primeiro momento as aulas serão remotas, e o calendário começa já no mês de março.

As aulas presenciais seguem suspensas e não têm previsão de retomada. A partir de 15 de março, os estudantes passarão a estudar um ano letivo contínuo, ou seja: os anos letivos de 2020 e 2021 em um mesmo período. Para isso, a carga horária foi estendida e as aulas serão de segunda-feira a sábado.

As aulas ministradas de forma virtual em 2020 serão aproveitadas normalmente. Neste ano, os alunos terão um total de 1.500 horas de aulas – sendo 700 relacionadas ao ano de 2020 e 800 horas relacionadas ao ano de 2021. Ao todo, serão 228 dias letivos, com carga diária de 6h40, a ser dividida.

Todos os estudantes terão renovação de matrícula automática, incluindo estudantes que estão saindo do ensino fundamental I, na rede municipal, para o II, na rede estadual.

Calendário:

  • 1ª de março – Chamamento virtual dos professores para fazer planejamento, capacitações, tirar dúvidas e ouvir sugestões de professores e educadores;
  • 8 a 12 de março – Jornada pedagógica em homenagem ao centenário do educador e filósofo Paulo Freire;
  • 15 de março – Início das aulas.
  • Para as aulas remotas, os estudantes receberão materiais didáticos normalmente. Esse material será feito de forma escalonada, assim como aconteceu com a distribuição dos cartões de auxílio aos estudantes. Ainda não há data para início da distribuição. 
  • (Fonte: G1 Bahia)