Secretária de Saúde de Juazeiro confirma cura clínica dos dois pacientes com Covid-19

0

Na manhã desta sexta-feira (03), a Secretaria da Saúde de Juazeiro, através da Vigilância em Saúde confirmou a cura clínica dos pacientes diagnosticados com Covid-19. Nesta avaliação ficou constatado que ambos encontram-se assintomáticos.

Os casos confirmados no município são de irmãos que viajaram para o exterior e desde a chegada à cidade em 17 de março foram isolados. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, a cura clínica é determinada quando passados os 14 dias de isolamento sem a presença de sintomas. “Nossa trabalho é embasado pela nota técnica encaminhada pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia onde descreve que o critério clínico e laboratorial para retirada do isolamento domiciliar o paciente deve estar com resolução de febre e com ausência de sintomas respiratórios. Os dois casos confirmados de Juazeiro são pessoas idosas que estamos os acompanhando desde o dia 17 de março e hoje, estamos com o protocolo de cura clinica de ambos. Os pacientes estão assintomáticos”, explicou.

Tatiane Malta reforça que “não devemos relaxar nos cuidados de higiene e nem de prevenção. Reforçamos que em Juazeiro a gestão municipal está trabalhando para que a doença não prolifere, mas para que isso ocorra é necessária uma parceria com a população. É imprescindível que as pessoas permaneçam em isolamento social, evitando circular nas ruas e aglomerações. Nosso objetivo é evitar novos casos confirmados”, acrescentou.

A secretaria ressalta ainda que o número de notificações têm aumentado porque permanecem testando pacientes que preenchem critérios clínicos e epidemiológicos para o coronavírus. A SESAU ressalta ainda que tanto para os dois pacientes curados, seus familiares e demais munícipes, a permanência em isolamento social é necessária para evitar a proliferação da doença.

Hoje, Juazeiro conta com 29 notificações para COVID 19, destes 15 já foram descartados, 12 estão em investigação, os dois casos confirmados estão curados e não há nenhum óbito.