São João de Petrolina gera emprego e renda extra a catadores de recicláveis

0

Além de um espaço de entretenimento e grande atrativo turístico, o São João de Petrolina é uma festa que movimenta diversos setores da economia, gerando emprego e renda direta e indiretamente a milhares de pessoas. Como também, para os catadores de latas de alumínio que estão atuando durante o evento.

Mesmo aos seus 60 anos de idade, o senhor Francisco Marcondes da Silva ainda vem trabalhar no São João. Para conseguir um extra catando latinhas, ele se prepara muito antes de a festa começar. “Por volta das 18h eu chego por aqui e só saio quando o evento termina, às vezes até de manhã. Esse final de semana variou muito, teve dia que não consegui muita coisa, mas outros dias eu me virei bem. Estou no São João de Petrolina todos os anos porque é uma boa oportunidade de não ficar parado e ainda ganhar um dinheirinho no final das contas”, ressaltou.

Assim como ele, outros tantos catadores estão tirando uma renda extra. É o caso de dona Helena Maria da Silva que conseguiu juntar em média 30kg por dia. “Tem noites que consigo tirar até R$100 só catando latinha. Pra mim é muito bom, mesmo que cansativo. Alguns colegas chegam a ganhar R$160”, revelou. 

Para a Lucy da Conceição diz que o mais legal de tudo é poder contribuir com a natureza, e também poder aproveitar os shows do melhor São João do Brasil. “Eu trabalho, me divirto bastante e ainda temos uma renda a mais para a família. Além disso tudo, o mais importante é que estamos contribuindo com o meio ambiente. Não só eu, mas meus colegas também estão muito felizes em poder ajudar nesta questão e fazer o evento ser ainda melhor”, afirmou.