Santa Maria: Contas do ex-prefeito Humberto Mendes são reprovadas pela câmara de vereadores

0

O ex-prefeito de Santa Maria da Boa Vista, Humberto Mendes (PSB), teve suas contas referentes ao exercício 2018 reprovadas na câmara de vereadores do município.

O TCE recomendou pela rejeição. A sessão foi bastante tumultuada e marcada por bate-boca entre os vereadores. O tumulto já iniciou no momento da votação das contas do ex-gestor. Segundo os vereadores Jorge do Futuro e Juninho, o presidente da Câmara, Gildo Gás, teria desrespeitado o regimento interno e alterado a pauta, invertendo a sequência de votação. Jorge alega que as contas de Humberto seria a primeira pauta a ser votada e, durante a sessão foi invertida e colocada em penúltima posição para votação. Diante disso, os vereadores de situação, Anderson Harlem e Juninho bateram boca e aos gritos trocaram farpas (veja vídeo).

As contas foram rejeitadas pela bancada de situação. O único vereador de situação que votou a favor de Humberto foi o vereador Juninho, que justificou que não poderia votar diferente, já que em outras contas também foi contra o TCE. “A maior parte do parecer prévio dos tribunais é a respeito do limite prudencial, isso aqui já aconteceu várias vezes, se eu já votei contas de prefeitos dessa forma, não poderia votar diferente”, destacou o vereador que completou ainda que seria incoerente votar pela reprovação.

Juninho disse ainda que houve descumprimento do regimento interno, “eu tenho conhecimento do regimento interno, o artigo 149 diz que em hipótese alguma pode haver alteração na pauta da reunião, quero que alguém prove que o que eu estou falando aqui é inverdade”, ressaltou Juninho. Já o presidente da Câmara, Gildo Gás, nega que houve descumprimento do regimento.

Votaram pela aprovação:Juninho (PV);

Pica-Pau (REPUBLICANOS);

Bebeto do Maracujá (SOLIDARIEDADE);

Agemiro (MDB)Valter (PT)Binha do Mercado (PSB)Jorge do Futuro (REPUBLICANOS);

Hrubesch Jericó (PT).

Se abstiveram (Não votaram)

Gildo do Gás (PSB)

Sargento Geraldo (PP)

Yuri Duarte (PP)

Ênio Oliveira (PDT)

Anderson Harlem (PP)

As contas foram rejeitadas por insuficiência de votos favoráveis.

Anderson Guimarães/Nossa Voz Boa Vista FM