Santa Cruz: Secretária de Saúde anuncia atendimento noturno em UBS e cita ações da pasta no município

0

A Secretária de Saúde do município de Santa Cruz (PE), Ryvalda Macedo e o secretário-adjunto, Gustavo Coelho, estiveram no programa Nossa Voz desta segunda-feira (7) e fizeram um balanço dos serviços da pasta prestados ao município do Araripe.

Os representantes falaram sobre a reforma e ampliação da UBS da Bulandeira, no Centro da Cidade, que está passando por reforma e ampliação e que irá iniciar o atendimento noturno. “Agora, de segunda a quarta-feira, haverá médico das 18h às 22h, o que irá facilitar o atendimento daquelas pessoas que trabalham e necessitam de um acompanhamento”, diz Ryvalda.

Outra unidade que será entregue à população nos próximos dias é a de Queimada, na zona rural, que irá ampliar a atenção à saúde no município. “Essa unidade irá chegar aos locais mais distantes da zona rural. Será uma estrutura mais adequada para suprir as necessidades das pessoas daquela região e deve ser entregue nos próximos dias”, afirmou Gustavo.

INOVAÇÃO

Um programa criado há três meses tem sido um diferencial no município do Araripe. O Promadi, programa de Atenção aos idosos, que atende idosos e acamados de Santa Cruz. “Com a pandemia, muitas pessoas não têm condições de ir às unidades de saúde, então, estamos indo às casas de quem precisa para poder atendê-los”, informa Gustavo.

Outra novidade é a utilização dos capacetes elmos na fisioterapia de pacientes com Covid-19. “Creio que somos o primeiro município do Araripe que utiliza os capacetes elmos, criados no Ceará, para auxiliar na recuperação da respiração, estamos sempre buscando novidades para os nossos cidadãos”, salientou.

CIRURGIAS ELETIVAS

Na contramão do Governo de Pernambuco, que suspendeu cirurgias eletivas por conta da pandemia, o hospital municipal de Santa Cruz não parou de atender. “Temos cerca de 10 especialidades atendendo aos munícipes, procuramos sempre reduzir a fila de espera para exames, procedimentos e também procuramos fazer o maior número de cirurgias eletivas que são possíveis realizar lá. Nosso hospital não deixa a dever a nenhum outro município”, destacou Ryvalda.