SAMU orienta sobre cuidados com queimaduras durante festividades, em Petrolina (PE)

0

Junho é um dos meses mais esperado, época de muita comida típica, forró e festa. São momentos para confraternizar, e soltar os fogos de artifícios. Dessa forma, a Secretaria de Saúde, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), alerta para população o que deve ser feito em caso de algum incidente no manuseio desses equipamentos. A orientação ainda é pela certificação de que o material foi adquirido em local regular e atende as exigências dos órgãos competentes. 

Queimaduras são reações da pele que acontecem quando ela entra em contato direto com agentes de alta temperatura como fogo, líquidos aquecidos, vapor e objetos quentes e podem destruir parcial ou completamente a pele. Elas são classificadas de acordo com o tamanho e a profundidade que atingem o corpo e podem ser de primeiro, segundo ou terceiro grau. 

A de 1º grau é quando atinge a camada mais superficial da pele, a lesão é vermelha, quente e dolorosa; 2º grau é superficial, gera bolhas e muita dor; 2º grau profunda, quando é menos dolorosa, a base da bolha é branca e seca; e 3º grau, indolor, acomete todas as camadas da pele e pode chegar até aos ossos e gerar sérias deformidades. 

O diretor médico do SAMU, Antônio Reis, fala sobre a importância de evitar a aplicação de produtos sobre a área queimada. “As pessoas têm a ilusão de cobrir a área queimada com creme dental, manteiga, clara de ovo, borra de café ou outras receitas indicadas por amigos ou buscadas na internet. Porém, isso é inadequado, e além de não ajudar pode servir como meio para infecções.O que recomendamos é que ao apresentar queimaduras, coloque a área afetada em contato com água fria ou compressas limpas e frias até que a dor desapareça. Esse é o melhor tratamento de urgência da queimadura até que se procure atendimento médico. Para as queimaduras de 1º grau, é importante manter a área de queimadura hidratada, usando óleo mineral ou vaselina líquida. A recomendação é procurar atendimento médico em casa de urgência”, descreveu.  

Quando buscar atendimento médico imediato? 

– Queimadura considerada de segundo ou terceiro grau. 

– Quando a área queimada for grande, mesmo que a queimadura não pareça grave, ou sempre que a queimadura parecer cobrir mais de 15 a 20% do corpo. 

– Quando a queimadura for provocada por fogo, corrente elétrica ou substância química. 

– Em situações que atinjam o rosto, couro cabeludo, articulações ou genitais. 

– Queimadura que pareça estar infectada (inchada, com pus, cada vez mais roxa ou com linhas roxas na pele que rodeia a ferida).