Ruy Wanderley é o primeiro indicado para compor Comissão de Ética da Câmara de Petrolina

0

Com a torcida direta do presidente da mesa diretora da Câmara Municipal de Petrolina, Aero Cruz (MDB), o vereador Ruy Wanderley (PSC) foi o primeiro a ser indicado para a composição da Comissão de Ética da referida casa legislativa. O grupo de trabalho, que deve ser formado nos próximos dias, é resultado da aprovação de um projeto de resolução de autoria do presidente da casa. 

“Essa comissão já vinha sendo discutida há bastante tempo. A partir daí o nosso presidente decidiu criar a comissão, que foi aprovada por todos os vereadores que estavam presentes na sessão. A partir de agora, os partidos vão sugerir os nomes dos seus membros para compor a comissão e depois da escolha dos quatro membros, eles irão se reunir para escolher o presidente, o relator, o secretário e o suplente. Nosso partido indicou ontem, através de ofício. Eu creio que o presidente Aero Cruz já tomou conhecimento, até porque é feito através do sistema da Câmara”. 

Indicado pelo PSC, Ruy explicou, em entrevista ao Nossa Voz desta segunda-feira (03), que está à disposição dos pares, mas a posição que ocuparia neste grupo de trabalho ainda está indefinida. “O partido indicou o meu nome e eu estou me colocando à disposição, se assim os colegas entenderem que vou contribuir para que a essa comissão possa trabalhar… É uma comissão igual a qualquer outra. Às vezes, as pessoas acham que a comissão de ética é para fazer caças às bruxas, para repreender ou enquadrar vereador, mas não é. Todas as casas legislativas são compostas por comissões e uma cidade como Petrolina não poderia deixar de ter uma Comissão de Ética”. 

Wanderley também enfatizou que não está em busca de status. “Não faz sentido você fazer tarde de uma Comissão e não trabalhar, não se reunir, não discutir as questões do município e fazer parte da Comissão de Ética e numa reunião que for convocado não comparecer. É importante a participação de todos e o presidente Aero Cruz coloca isso com bastante veemência , para que as comissões participem, os vereadores participem para que possamos deliberar sobre todos os projetos, independente da comissão que seja”, afirmou o vereador que já integra as comissões de Constituição e Justiça (relator) e Educação (presidente). 

O parlamentar ainda comentou sobre a fala do vereador Wenderson Batista, que advertiu a mesa diretora da casa que estaria atento a qualquer tentativa de manobra, uma vez que o presidente Aero Cruz reforçou que, caso não haja indicação dos membros da Comissão de Ética, o próprio Aero faria a escolha. “O presidente não está errado, a comissão foi aprovada pelos pares. Quem é que indica os membros? Os líderes [partidários], se eles não indicam, o regimento da casa diz que cabe ao presidente indicar. Não é manobra, ele está fazendo o que está no regimento. A Casa não pode esperar o bel prazer de um partido indicar um nome quando bem entender. Não é assim que funciona. Creio que esta semana, haja o compromisso dos partidos para indicar os líderes. Se não houver a indicação, eu acho que o presidente vai intervir mesmo”.

Sobre a judicialização da escolha das comissões permanentes no início do ano a partir da denúncia feita no Ministério Público pelos vereadores Gilmar Santos (PT) e Ronaldo Silva (PSDB), Ruy reforça que partiu de divergências quanto ao entendimento do que está no regimento interno. “A presidência, através do vereador Aero, tem um entendimento, como nós também temos na questão da proporcionalidade. Dentro desse entendimento jurídico, sobre as vagas que cada partido tem direito, foi feita a escolha dos membros das comissões. Então, dois colegas vereadores entenderem diferente e judicializaram, é um direito deles. Também é direito da mesa fazer a defesa. A gente não pode esperar que a justiça venha dar o parecer daqui a uma semana, duas semanas, um mês, e a casa ter que criar comissões especiais para dar os pareceres nos projetos. Portanto, as comissões foram formadas, vamos aguardar a decisão da Justiça, mas acredito na avaliação do jurídico da casa. Enquanto isso, vamos continuar trabalhando nos pareceres que competem aquela comissão para que a gente possa continuar trabalhando em defesa do povo de Petrolina”.