Ronaldo denuncia morte de servidora após falta de atendimento em posto de saúde e Secretaria Municipal esclarece

0

Na sessão desta quinta-feira (04), na Câmara Municipal de Petrolina, apesar da ausência de projetos em pauta, os parlamentares discorreram sobre temas importantes para a cidade. Entre eles estava a denúncia do vereador Ronaldo Silva, que ao defender suas indicações e requerimentos, apontou a falta de atendimento em algumas unidades de saúde da cidade. 

“Foi motivo de discussão quando eu disse que no bairro Areia Branca havia fila para acesso a AME do bairro para marcação de consultas. É porque não tinha médico. A prova é tanta, que uma professora foi procurar atendimento no posto de saúde da Cohab Massangano e não tinha médico. Essa professora voltou para sua casa e antes de chegar lá, ela faleceu, infartou, morreu no caminho porque não foi atendida no posto de saúde da Cohab Massangano. E dizem que a saúde está boa? Vereador abrir a boca para dizer que tem médicos renomados, e povo morrendo, vai procurar médico nos postos de saúde e não acha. Isso é uma falta de vergonha na cara, defender o indefensável”, disparou o vereador. 

Silva se referia ao falecimento da servidora pública municipal Rosicleide de Souza Barbosa, cujo sepultamento ocorreu na manhã de hoje (04) em um cemitério de Petrolina. 

O Nossa Voz entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, que através de nota, repassou os seguintes esclarecimentos: 

“Foi com profunda tristeza que a Secretaria de Saúde recebeu o comunicado do falecimento de Rosicleide de Souza Barbosa e se solidariza com os familiares e amigos da paciente. 

A Secretaria informa que, por volta das 13h desta quarta-feira (03), a paciente procurou a UBS Ricardo Soares, no bairro Cohab Massangano, para uma consulta médica devido a um quadro de dor abdominal. A mulher foi orientada pela equipe da recepção a buscar atendimento na UPA24h, que é referência em atendimento de urgência e emergência.  Lamentavelmente a senhora Rosicleide sofreu um infarto fulminante quando ia se deslocar para atendimento. 

A Secretaria esclarece que pacientes com sintomas sugestivos de infarto, tais como dor no peito persistente, tipo aperto ou queimor, ou falta de ar, devem procurar de imediato a UPA 24h ou serviço do SAMU através do 192 , pois são os serviços que detém o suporte necessário para esses casos graves.

Sobre a conduta da profissional da Unidade Básica de Saúde, a Secretaria esclarece que tem feito uma série de capacitações com os profissionais para garantir o atendimento humanizado e eficiente. O caso específico da UBS da Cohab está em apuração com um procedimento interno de investigação. Confirmada alguma ação indevida, a Secretaria tomará as medidas administrativas necessárias”.