Retrospectiva 2022: reveja as notícias que foram destaques do blog Nossa Voz

0

Caso Beatriz 

Em janeiro deste ano, Marcelo da Silva foi apontado como suspeito de matar Beatriz. Ele já estava preso respondendo por outros crimes. Na época, Marcelo confessou o assinado. Poucos dias depois, o advogado de defesa afirmou que o cliente escreveu uma carta dizendo ter sido pressionado a confessar o crime.

Em novembro, foi realizada uma audiência de instrução e julgamento de Marcelo, acusado da morte de Beatriz. O Ministério Público indicou oito testemunhas, entre elas estava a mãe de Beatriz, Lucinha Mota. Das testemunhas indicadas pela defesa, foram ouvidas seis das oito arroladas. Uma das testemunhas apontadas pelos advogados teve seu depoimento dispensado pela própria defesa. 

Em dezembro, completou sete anos da morte da menina Beatriz. No mesmo mês, ocorreu a finalização da audiência de instrução. Na sessão, foi ouvida a última testemunha indicada pela defesa do réu, que não havia sido localizada na audiência anterior.. De acordo com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o acusado “seguiu a orientação da defesa técnica e escolheu o direito de se manter em silêncio”. 

Marcelo da Silva, 40 anos, é suspeito de matar a menina Beatriz Mota, em Petrolina, em 2015 — Foto: Reprodução/TV Globo

Morte do radialista Zé Maria Silva 

No dia 03 de fevereiro, o radialista José Maria Silva, de 77 anos, deixou saudade com a sua partida. O radialista foi vítima de um infarto. Zé Maria, como era conhecido, atuou durante anos na rádio Grande Rio AM, em Petrolina.  O prefeito de Petrolina decretou luto de três dias no município. A voz marcante do locutor era ouvida durante os sorteios. Zé Maria deixa esposa, com quem era casado desde 1972, dois filhos e quatro netos. 

Radialista Zé Maria – Foto: Reprodução

Prisão Gaturiano Cigano

No dia 15 de fevereiro, o vereador de Petrolina, Gaturiano Cigano (União Brasil), foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Durante abordagem realizada no KM 180 da BR 428, a PRF encontrou várias armas no carro do vereador. Gaturiano também foi alvo de uma operação Polícia Federal, deflagrada no dia 16 de fevereiro, para combater fraudes contra a Previdência Social, com obtenção indevida de Benefícios de Prestação Continuada (BPC), na cidade de Filadélfia, norte da Bahia, e nas cidades de Petrolina e Tabira, em Pernambuco.

Em abril, o parlamentar, preso preventivamente na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes foi solto. Em nota à imprensa, a defesa relatou que o vereador estava à disposição da Justiça, na qual jamais deixou de acreditar. Contudo, em setembro Cigano voltou a ser preso, além dele, foram presas mais quatro pessoas, incluindo dois policiais militares. O grupo foi alvo da operação Romani, da Polícia Civil, suspeitos de participarem de uma tentativa de homicídio em Mirandiba.

No dia 21 de setembro, foi expedido um mandado de soltura, preso preventivamente, o vereador voltou às suas atividades legislativas no dia 27 de setembro para cumprir as demandas da Câmara dos Vereadores.  

Vereador Gaturiano Cigano

Vera de Maria Maga vence o The Voice + 

Neste ano, também tivemos uma conquista a nível nacional. Em abril, Vera de Maria Maga, tornou-se a grande vencedora do The Voice + 2022, com 34,86%, a participante venceu a disputa de melhor voz do Brasil acima de 60 anos. Vera, de 61 anos, representou o sertão pernambucano e encantou ao público cantando a música “India”, escrita por José Asunción Flores. A cantora, que foi da equipe do artista Toni Garrido, disputou a grande final contra os participantes Dionisya Moreira (time Brown), Marcília de Queiroz Pinheiro (time Fafá) e Maurício Gasperini (time Ludmilla). 

Vera de Maria Maga se apresentou no The Voice + — Foto: Reprodução / TV Globo

Aniversário Ivete Sangalo 

No dia 27 de maio a rainha do Axé, Ivete Sangalo, completou 50 anos e quem ganhou o presente foram os juazeirenses que puderam prestigiar o show. Com apresentação do ator Érico Brás, o show Tudo Colorido foi transmitido ao vivo pela TV Globo e pelo Multishow. Com entrada gratuita, Ivete reuniu milhares de fãs na orla da cidade. A cantora relembrou os momentos que viveu em sua cidade onde nasceu “A coisa mais habitual que eu fazia era deitar na calçada quente, no vento frio, e pensava: ‘Ivetinha, aonde você vai estar daqui a 20 anos? Ontem eu pensei: ‘Ivetinha, olha onde você chegou”, disse feliz para o público, que vibrou com a rainha. 

Ivete Sangalo durante show em Juazeiro, sua cidade natal — Foto: Reprodução/g1

São João de Petrolina 

O mês de junho será lembrado pelo retorno do São João de Petrolina. Após dois anos, o município voltou a realizar a festa de São João. Ao todo, foram nove noites de festejo, com atrações nacionais e locais. O pátio Ana das Carrancas ficou lotado. O público matou a saudade da festa, que deixou de ser realizada em 2020 e 2021 por causa da pandemia da covid-19. O São João de Petrolina teve nomes como Zezé di Camargo & Luciano, Elba Ramalho,Wesley Safadão e Gusttavo Lima. De acordo com a prefeitura, a festa teve um investimento de R$8 e R$10 milhões. 

São João Petrolina

Protesto Mototaxistas

Em julho, os mototaxistas realizaram uma mobilização contra o serviço clandestino em Petrolina. A categoria reclamava contra a atuação de profissionais sem credenciamento junto à Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla). A mobilização teve concentração no pátio do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho e depois a categoria foi às ruas.

Em fevereiro, uma empresa de transporte por aplicativos abriu um processo na justiça contra a Ammpla, para que as motocicletas cadastradas no aplicativo não fossem apreendidas na cidade. A decisão foi favorável a empresa e causou a indignação dos mototaxistas do município. De acordo com Ammpla, por conta dessa decisão judicial o órgão não pode apreender, nem aplicar multas nos motociclistas cadastrados no aplicativo. Se descumprir a decisão, a Autarquia pode pagar entre 500 a 5 mil reais de multa. 

Mototaxistas de Petrolina realizam mobilização contra serviço clandestino — Foto: Reprodução

Descaso na saúde 

O mês de agosto marcou por conta do descaso na saúde pública. Maria Eduarda, de 13 anos, morreu à espera de leito de UTI em Petrolina. A adolescente passou por três cirurgias e acabou adquirindo uma infecção. A situação dela a agravou e ela entrou na espera por um leito de UTI. Porém, a vaga não chegou a  tempo.

Em nota, o Hospital Dom Malan contou que a paciente Maria Eduarda apresentava diversas graves comorbidades, como obesidade, hipotireoidismo, anemia, cisto ovariano e ausência do rim direito. Além disso, contou que a paciente estava na sala vermelha, setor especializado da emergência, similar a uma unidade intensiva e que infelizmente, apesar de todo o esforço da equipe, a adolescente veio a óbito. Já a Secretaria de Saúde de Pernambuco, que é responsável pela Central de Regulação de Leitos informou que a adolescente recebeu atendimento necessário enquanto aguardava o leito de UTI e que não mediu esforços nessa procura. 

Hospital Dom Malan em Petrolina — Foto: Reprodução

Bolsonaro visita Juazeiro e Petrolina 

No mês de setembro, o presidente Bolsonaro, visitou a cidade de Petrolina, participou de passeio de moto e fez um discurso em Juazeiro. O presidente, na época, estava sendo candidato do PL à reeleição. Na região, as pesquisas apontavam que o petista Lula liderava. Em Juazeiro, Bolsonaro fez um comício acompanhado de João Roma, que estava disputando uma vaga no governo da PL; e de Gilson Machado, ex-ministro do Turismo e outros políticos locais. No discurso, o presidente criticou governadores e prefeitos que seguiram recomendações de autoridades de saúde e estabeleceram medidas restritivas durante a pandemia. 

Bolsonaro visita o sertão

Eleição 2022

Em uma disputa acirrada pelo executivo, os candidatos à eleição para governar o estado e presidir o Brasil tiveram que disputar no segundo turno. O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu, democraticamente, o atual presidente, Jair Messias Bolsonaro (PL) que pleitava a reeleição no segundo turno das Eleições Gerais de 2022. O atual presidente, passou 12 anos para voltar ao poder. Lula, foi presidente da República entre 2003 e 2010, ele é casado com Rosângela Silva, Janja, e tem como vice-presidente o médico e ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin.

Pernambuco teve em sua primeira vez da história eleita para o cargo do estado. Raquel Lyra, do PSDB, foi eleita governadora de Pernambuco. Ela venceu Marília Arraes, do Solidariedade. Raquel Lyra e Marília Arraes foram as primeiras mulheres a chegarem ao segundo turno na disputa pelo governo de Pernambuco. Esta foi a primeira vez na história do Brasil que duas mulheres disputaram o segundo turno por um governo estadual.Na chapa de Raquel Lyra, Priscila Krause (Cidadania) foi eleita vice-governadora de Pernambuco. Esta também é a primeira vez no Brasil em que uma chapa composta por duas mulheres vence a disputa por um governo estadual.

Raquel Lyra eleita primeira governa mulher de Pernambuco
Lula é eleito a presidência do Brasil