Renova OAB tem primeira mulher candidata à presidência da OAB Petrolina

0

Em entrevista ao Nossa Voz desta terça-feira (02), os integrantes da chapa Renova OAB falaram sobre suas propostas para a condução da Ordem dos Advogados – seccional Petrolina. O grupo é encabeçado por Carol Tosaka, a primeira candidata a presidente da instituição. De acordo com a bacharela, sua proposição segue a tendência nacional de mulheres ocupando os espaços de poder.

“Nossa chapa é composta por advogados, como costumo dizer, já bem sucedidos na advocacia, sem egos próprios, mas, por amor a advocacia, com o intuito de fortalecer e resgatar o protagonismo da advocacia que tem se enfraquecido ao longo desse tempo, principalmente na pandemia”, detalhou.

Para Tosaka, há uma omissão da atual gestão da OAB – Petrolina e por isso, entre suas prioridades está a valorização dos profissionais da área. “O que temos observado é que a OAB está muito omissa, inerte e a essência da nossa chapa é resgatar a valorização da advocacia. Com o olhar no olho do advogado, com o acolhimento e, diante disso, trazer o advogado para perto. E aí, inúmeras propostas foram lançadas, seja para a jovem advocacia, seja para as mulheres advogadas. Então temos infinitas propostas para debater ao longo da campanha”.

No perfil da Renova OAB, criando o Instagram (@renovaoab) é possível conferir a plataforma de campanha que inclui a criação de portal da transparência, ações de promoção à saúde, cursos de capacitação, combate ao aviltamento de honorários, dentre outros pontos.

Vice-presidente na chapa, Melo Júnior fala sobre a composição da mesma, que alia a disposição para mudanças presente na juventude com a experiência. “Nós procuramos fazer uma mesclagem entre a jovem advocacia, mas sem esquecer a experiência daqueles que tem um pouquinho mais de tempo que podem orientar ou, de uma certa forma, aconselhar demais uma jovem e promissora advogada, mas não tão jovem assim no exercício da sua profissão, uma pessoa aguerrida, com sangue nos olhos e que realmente tem a proposta de fazer o melhor para a advocacia”.

Melo Júnior destaca ainda que a instituição deve melhorar a acolhida aos novos advogados. A valorização da advocacia envolve trabalhos, propostas e ideias que nós já temos, de como abrir o mercado para os advogados, como facilitar a vida dos advogados mais inexperientes que ainda não tem o traquejo com o processo judicial eletrônico e também, principalmente, adequar a advocacia local às necessidades de Petrolina.

Para o profissional, também é necessário voltar o olhar para a vocação econômica da região. “Só para se ter uma ideia, todas as empresas que trabalham com o agronegócio procuram advogados de fora porque aqui, por exemplo, nunca tivemos uma pós em direito agronômico. Então, já estamos trabalhando no sentido de providenciar para cá um curso de pós-graduação na área de direito agronômico que é o direito agrário, direito ambiental, agronegócio e principalmente o network com os empresários locais”.

Questionada sobre a recente visita feita a comarcas da região, Dra. Carol aponta a ausência da atual gestão da OAB na solução de problemas urgentes. “A situação está bem peculiar. Estivemos em Orocó. No Fórum de Orocó Primeiro que ao chegar lá não temos acessibilidade, então, se tivermos um idoso ou cadeirante para entrar naquele Fórum, fica complicado. Nosso estatuto assegura que todo advogado tem direito a uma sala da OAB dentro dos Fóruns, das cadeias, dos presídios. Mas o que a gente vê no Fórum de Orocó é que não existe esta sala. E o que a gente observou é que os advogados locais estão tão predispostos a concretizar a construção dessas salas que querem doar recursos próprios. Mas o que é que falta? Uma autorização do Poder Judiciário. E é aí que está a importância da nossa entidade para intermediar para que isso aconteça”, deliberou.

Além de Carol Tosaka e Melo Júnior, a chapa Renova OAB ainda conta com os advogados Sebastião Leita (secretaria geral), Neila Custódio (secretaria adjunta) e Jeorgeane Lopes (tesoureira).