“Que a gente possa trabalhar vendo um horizonte de paz”, afirma presidente do Sindilojas

0
Joaquim de Castro, presidente do Sindilojas Petrolina. Foto: Moacir Santana

O presidente do Sindilojas, Joaquim de Castro, participou do Nossa Voz nesta quinta-feira (08). Ele avaliou o cenário econômico e político, a segurança, o trânsito, a geração de empregos e falou sobre a campanha Natal da Cidade. 

“A economia vem passando por um processo de recuperação, de crescimento. Nós tivemos crescimento significativo ano passado, esse ano tava previsto uma situação bem mais difícil, mas está se configurando uma realidade diferente, nós vamos terminar o ano com crescimento de aproximadamente de mais de 2%”, estimou.

“Para dezembro a gente tem uma perspectiva boa, apesar do ambiente político que nós vivemos hoje, que atrapalha muito porque causa insegurança, causa uma incerteza com relação à economia, mas mesmo assim é um ano que tá terminando positivo”, afirmou.

O presidente do Sindilojas destacou o crescimento do mercado eletrônico na pandemia, a importância de buscar a segurança nas compras online e o impacto desse tipo de venda nas lojas físicas. “O consumidor tradicional da loja física é um público que, infelizmente na realidade, diminui a cada ano, enquanto que o do mercado eletrônico aumenta a cada ano. (…) Isso não significa dizer que a loja física vai desaparecer, ela já está trabalhando de forma mista”, pontuou.

Segurança

Castro destacou o trabalhado da Operação Papai Noel, que iniciou dia 01 de dezembro. “Temos o depoimento de pessoas que já estão sentindo uma sensação de segurança melhor, por conta desse reforço de policiamento. Isso é importante, é um período que circula mais gente no centro da cidade,  circula mais recursos, por conta do décimo terceiro, e as compras de final de ano, e isso aí chama atenção da delinquência”, disse.

Trânsito
 
A necessidade de ordenamento do trânsito diante do aumento de fluxo no Centro de Petrolina neste período também é uma preocupação. ” É uma questão que se agrava ano após ano, por uma razão muito simples, as ruas permanecem na mesma largura e o volume de carro aumenta a cada ano. É praticamente impossível você ter como acomodar todo esse volume de carros no Centro da cidade. Existe uma coisa que ajuda, e mais uma vez a gente volta nele, é a questão do mercado eletrônico. Quem compra em casa não utiliza estacionamento, nem transporte público, e nem vem para o centro de carro próprio, isso aí termina diminuindo um pouco o uso das vagas de estacionamento, mas é sempre um problema”.

Castro reforçou a necessidade de melhorias na atuação dos guardas de trânsito. “O guarda de trânsito precisa ser mais proativo, precisa orientar mais o motorista, não é só multar. Muitas vezes fica posicionado lá no lugar dele, o trânsito engarrafado ali, e ele não toma atitude nenhuma, isso ajuda a prejudicar o que já não é tão bom. (…) Hoje a gente vê muito a fila dupla, aquilo atrapalha demais o trânsito”, reclamou. 

O ouvinte Paulo César questionou se já houve alguma iniciativa em relação à quantidade de mercadorias nas calçadas.  “Eu acho que a Guarda Municipal e Ordem Pública precisam atuar um pouco em cima disso para que se tenha o mínimo de conforto pras as pessoas caminharem nas calçadas”.

Natal da Cidade

Joaquim destacou a importância da campanha natal da Cidade, que vai sortear um carro 0km, 10 mil reais em espécie e cinco bicicletas dia 29 de dezembro. “Cada ano que passa há uma compreensão maior com relação ao espírito dessa promoção de natal, isso aí ajuda a adesão das empresas e também os consumidores participando mais”. 

Comércio

Castro informou que nesta sexta-feira, o comércio de Petrolina voltará a funcionar meia horas após o término do jogo Brasil x Croácia e encerrou desejando um bom natal para os comerciantes, consumidores e famílias. “Que a gente tenha um ano de 2023 mais tranquilo, que a gente possa trabalhar vendo um horizonte de paz”, afirmou.