Prova de vida: “Beneficiário aprovado no projeto-piloto já tem cadastro ativo”, diz executivo do INSS de Petrolina

0
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ao Nossa Voz desta quarta-feira (19), o gerente executivo substituto do INSS da agência de Petrolina, Flávio Lucena, falou sobre o projeto-piloto para prova de vida dos beneficiários por biometria facial. O projeto terá início amanhã (20).

De acordo com Flávio, esse projeto é considerado um sistema seguro. “Neste primeiro momento é uma fase de teste, um projeto-piloto para pessoas selecionadas pelo INSS que tenham acesso a Internet. O cadastro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serve para realizar a biometria facial, garantir segurança aos beneficiários, e também na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), para obter dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) deste modo, serão escolhidos os segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor para o projeto-piloto”.

Tecnologia

“Estamos em uma segunda etapa, ano passado o INSS fez esse teste com número menor de beneficiários, este ano serão 500 mil aposentados. Deste modo, usamos tecnologia de reconhecimento de facial, com movimentos que serão solicitados através do smartphone, como movimento de vivacidade, ou seja, o aplicativo vai mostrar a face da pessoa em comandos, exemplos: (Virar a face para um lado e para o outro lado, sorrir, dentre outros, isso para mostrar que de fato a pessoa está viva, (…) mostrar se aquela fase é igual a do TSE e Denatram”, disse o gerente substituto.

Agendamento

“Até a conclusão dos testes, quem não conseguir realizar o cadastro pelo aplicativo não precisa de agendamento na agência. Todavia, a prova de vida só é feita no INSS em casos excepcionais, como: Os beneficiários em dificuldade de locomoção; ou aqueles com alguma enfermidade; idade avançada ou divergência cadastral não corre o risco de que impede a rede bancária a identificação do usuário. Quem estiver com a prova de vida atrasada devido a pandemia não corre o risco de ter a aposentadoria suspensa ou bloqueado, o INSS suspendeu esse procedimento entre o fim de março e início de abril. Aquele que realizou a prova de vida depois desse período a instituição continua pagando normalmente, o que não impede da pessoa já fazer a prova de vida. Consequentemente, o INSS não corta o benefício mas suspende o pagamento até o beneficiário fazer toda operação de reativação”, destacou Lucena.

Orientações sobre Processos com INSS

Segundo Flávio Lucena, processos e requerimentos podem ser analisados.

“As pessoas que possuem processos, requerimentos perante o INSS pendentes de análises que estão sendo solicitadas alguma documentação complementar, todas as agências estão disponibilizando uma urna para recolhimento de cópias dos documentos. Portanto, o procedimento é tirar cópia do processo solicitado, colocar dentro de um envelope, ou ligar para a central 135 ou no próprio site para analisar procedimento exigência expressa, lá e gerado a data hora e qual agência de destino, depois preenche uma ficha e deposita na urna. O INSS recolhe esses envelopes diariamente, solicitamos que não coloquem cópias originais das documentações”.

Atendimento ao público

O beneficiário tem a Central 135 com ligações gratuitas de telefone fixo, e custo local de ligação pelo celular. O horário de funciona é das 7h às 22h, de segunda à sábado, ou pelo aplicativo Meu INSS.