Promotores de eventos criam plano para retomada de atividades no Vale do São Francisco

0
(Foto: Reprodução Facebook /Jaqueline Maia Eventos)

Um grupo formado pelos profissionais e empresas que trabalham direta e indiretamente no ramo de eventos no Vale do São Francisco, se reuniu na tarde de ontem (26) para criar um plano de retomada das atividades no setor. O movimento começou com um vídeo divulgado nas redes sociais, onde seus participantes falavam sobre as dificuldades enfrentadas após as medidas impostas pela pandemia do novo coronavírus. “Nós fomos os primeiros a parar e seremos os últimos a voltar”, afirma o texto gravado.

“Eu tomei a iniciativa de fazer um grupo com os profissionais de eventos do Vale do São Francisco. Profissionais liberais, empresas pequenas, médias, grandes, todos que de uma forma ou de outra estão diretamente ligados aos eventos que acontecem. Por exemplo, tenho uma empresa de decoração e buffet, mas, vem junto comigo o fotógrafo, filmagem, maquiagem, a loja de roupas, o garçom. Porém, nesse grupo são praticamente empregadores ou quem tem um, 20 ou 40 funcionários. Todos nós empregamos diretamente várias pessoas. É um setor que está extremamente afetado porque não gera nenhum outro tipo de renda que não, o evento”, explicou Jackeline Maia, em entrevista ao Nossa Voz desta sexta (26).

Plano de retomada

Sobre o plano de retomada das atividades, a empresária explica que seria implantado de forma gradual, justamente por entender que ocorreriam aglomerações. “Eventos de grande porte como shows, eu creio que vai demorar. Mas, a gente acredita também que, com a retomada dos bares e restaurantes, que já está aí no plano dos municípios de Juazeiro e Petrolina… Um bar funcionando com todas regras e protocolos, por que não? Por que não posso fazer um evento tranquilo, digamos assim, para 50 pessoas, sem a banda, mas, com cada família em sua mesa, mantendo o distanciamento, cumprindo todas as regras?”, questionou Maia.

Reunião com as representantes das prefeituras

A empresária ainda reforçou a movimentação econômica presente nesse mercado e criticou a falta de assistência dos poderes públicos. “É um setor que injeta milhões na economia, principalmente no Vale do São Francisco, que é um polo universitário e tem muita festa em todos os sentidos, tanto em shows como festas sociais. (…) Estamos nos preparando para fazer esse diálogo com consistência. Por isso foi feita essa reunião, para fazer esse plano de retomada. E nós estamos pleiteando uma reunião na semana que vem, tanto com os gestores de Juazeiro, quando de Petrolina, para, a partir disso, trazer informações concretas, porque está tudo solto. Se você perguntar para gestores das pastas de eventos nas duas cidades, se foi pensado numa retomada gradual para eventos, eles vão dizer que não. Por que não? Porque não existe pressão”, concluiu.

“Com certeza não podemos falar consistentemente em datas, mas a gente precisa ter uma previsibilidade. Meus 30 eventos que foram cancelados, nós vamos fazer como? A gente vai voltar pra quando? Como vai ser? A gente precisa conversar sobre, até para ter uma luz” finalizou Jackeline.