Projeto Ouvir para Transformar da SEAP avança para o interior de PE  

0

O Projeto Ouvir para Transformar da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) chegará, nesta quinta-feira (14/03), à Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru, no Agreste do Estado. A visita contará com a presença do secretário de Administração Penitenciária, Paulo Paes, secretários-executivos e gerentes da SEAP, além de representantes das secretarias estaduais de Planejamento e Gestão (Seplag), Educação (SEE) e de Saúde (SES).

Do total de 24 unidades, a PJPS será a 10ª a receber o projeto que teve início em janeiro de 2024. A iniciativa, da gestão atual da SEAP, tem o objetivo de aproximar a secretaria das unidades prisionais e cadeias públicas, identificando pontos de melhoria das políticas de administração prisional e ressocialização.

“O Ouvir para Transformar nos leva para dentro das unidades para que possamos ver e ouvir as necessidades de cada uma, bem como conhecer as suas boas práticas”, explicou Paulo Paes. Para o gestor, “indo até os estabelecimentos penais é possível realizar um diagnóstico completo e apoiar as gestões no trabalho voltado à reinserção social”, concluiu Paes.

PALMARES – Nesta terça-feira (12.03) a visita ocorreu no Presídio Rorinildo da Rocha Leão (PRRL), em Palmares, Mata Sul. Conduzida pelo gerente do presídio, Wellington Andrade, a comitiva, dividida em grupos por área de atuação, percorreu os setores de saúde, educação, jurídico, segurança, psicossocial, nutrição, entre outros. Nos locais, os gestores ouviram os responsáveis por cada área, repassaram orientações e, no final da tarde, se reuniram para prosseguirem com os encaminhamentos necessários.

“O nome por si só já diz muito, ouvir para transformar. Quando a  secretaria desloca sua equipe para o interior, no caso de Palmares, ela mostra que está preocupada com a gente, então somos ouvidos e depois ela traz as respostas aos nossos questionamentos e necessidades”, afirmou Wellington Andrade. 

Fotos: Divulgação/SEAP