Procon de Juazeiro oferece orientações essenciais para consumidores na compra de pacote de viagem

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Em um esforço contínuo para proteger os direitos dos consumidores e garantir uma experiência de compra segura, o Procon de Juazeiro, órgão vinculado à Procuradoria Geral do Município (PGM), lança um conjunto de orientações fundamentais para aqueles que estão prestes a adquirir pacotes de viagens, seja online ou em estabelecimentos físicos.

Com a crescente popularidade das compras de viagens pela internet, é fundamental que os consumidores estejam bem informados e preparados para evitar possíveis inconvenientes e transtornos. “Recomendamos que os consumidores avaliem com cautela as condições oferecidas por sites ou aplicativos especializados, que oferecem passagens aéreas e pacotes de viagens, que podem incluir desde o transporte, hospedagem e alimentação, até traslados, passeios opcionais e serviços complementares, a preços acessíveis, para evitar uma futura dor de cabeça”, alerta Carlos Macedo, coordenador do Procon de Juazeiro reforçando a importância de seguir essas orientações antes de tomar qualquer decisão de compra.

Recomendações


Conheça o fornecedor: Antes de fechar qualquer negócio, é crucial conhecer a empresa fornecedora do serviço. Certifique-se de obter informações completas, como a razão social, CNPJ, endereço físico e outras formas de contato, incluindo número de telefone fixo e e-mail. Desconfie se a única forma de contato fornecida for um número de celular.
Verifique os dados de pagamento: Ao realizar o pagamento, independentemente da forma escolhida (boleto, PIX ou cartão de crédito), confirme se o pagamento está sendo direcionado para o CNPJ da empresa contratada. Evite surpresas desagradáveis certificando-se de que os dados coincidam.

Preços atrativos demais: Fique atento a preços excessivamente baixos, pois isso pode ser um indicativo de fraude. Certifique-se de que está lidando com uma empresa legítima, pois preços muito baixos podem esconder armadilhas

Direito de arrependimento: Lembre-se de que, em compras realizadas fora de estabelecimentos comerciais, como pela internet, catálogo ou telefone, o consumidor tem o direito de desistir do contrato em até sete dias a partir da data de assinatura, recebendo o reembolso dos valores pagos.

Pesquisa sobre a empresa: Faça uma busca na internet para verificar se há reclamações ou problemas anteriores com a empresa que está oferecendo o serviço. Este passo é especialmente crucial quando se trata de compras online.

Documentação completa: Mantenha todos os registros relacionados à compra, incluindo cópias do contrato, panfletos e anúncios publicitários. Esses documentos podem ser essenciais caso haja algum problema futuro e ajudarão a garantir que a oferta prometida seja cumprida.

Problemas e reclamações: Caso ocorra algum problema com o serviço contratado, entre em contato diretamente com o fornecedor para resolver a questão. Se o fornecedor desaparecer, registre um boletim de ocorrência na Delegacia.

Procon à Disposição
O Procon de Juazeiro está sempre pronto para ajudar os consumidores locais. Caso surjam problemas, os consumidores podem recorrer ao Procon para abrir uma queixa e buscar assistência na resolução dos conflitos. Para tirar dúvidas ou registrar denúncias, o consumidor pode comparecer à sede do Procon Juazeiro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, localizada à Rua Minas Gerais, nº 46, 4º andar, Edifício Centro Médico e Empresarial Renato Cerqueira, bairro Santo Antônio, vizinho à Galeria Rio Fitness.


Fonte: Gabriel Filliph – Ascom/PMJ