Presidente da Facape explica ‘desconto Covid’ e garante que iniciativa não partiu da Câmara de Petrolina

0
(foto: Arquivo Nossa Voz)

Nesta semana, a diretoria da Facape se reuniu de forma virtual e discutiu o pleito da comunidade estudantil de descontos nas mensalidades dos oito cursos de graduação. Baseados nos estudos técnicos realizados pela equipe financeira e na redução de custos obtido no mês de maio, a faculdade resolveu repassar a economia na redução da mensalidade do mês de junho.

Em entrevista ao Nossa Voz nessa quinta-feira (11), o diretor presidente da autarquia, Antônio Habib, explicou que o valor de R$ 109 mil renderá aos estudantes descontos de até 6,5%. E quem pagar dentro do prazo somará o percentual aos 12,64% concedidos por pontualidade. Com isso, o total de descontos da mensalidade de junho pode chegar a 19,14%.

No entanto, o diretor presidente da autarquia ressalta que essa redução nem poderia ser concretizada, se fosse considerado o atual índice de inadimplência na instituição. “O aumento na inadimplência, que hoje está absurdo, passando a casa dos 60%, se a gente for analisar, não poderíamos dar desconto nenhum. Porque no momento em que eu tenho uma redução na receita da faculdade, essa possibilidade de desconto fica anulada”, justificou.

Nesta semana, foi divulgado na imprensa que vereadores de Petrolina buscaram a autarquia para encontrar uma alternativa para reduzir as mensalidades. Mas, segundo Antônio Habib, trata-se de uma notícia falsa. “Não houve absolutamente nenhum contato de nenhum vereador para que pudesse reduzir mensalidades. (…) A faculdade sim. Nós aprovamos essa redução na quinta-feira passada, mas não publicamos porque não tinha nenhum representante estudantil”, assegurou.

Ainda segundo Habib, há sim um estudo que envolve os vereadores Aero Cruz, Alvorlande Cruz e Cristina Costa, que atende ao pedido de um grupo de estudantes, no sentido de buscar na lei uma alternativa para que a Facape possa negociar com os aqueles que estão inadimplentes. O objetivo é obter a flexibilidade de pagamento e dos prazos para garantir o retorno desses universitários à instituição.