Prefeitura de Petrolina promove formação para professores que atuarão nas novas Escolas de Tempo Integral

0

Visando fortalecer a prática pedagógica, de modo a garantir a excelência no ensino e na aprendizagem dos estudantes, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, promove até essa sexta-feira (1), o ciclo de formações iniciais para os professores que atuarão nas quatro novas Escolas de Tempo Integral. Durante a qualificação, as equipes estão apresentando aos docentes as bases teóricas e metodológicas, seus princípios educativos e instrumentos de gestão, entre outros conteúdos importantes para o desenvolvimento do trabalho junto aos alunos.

De acordo com a Secretaria Executiva da Política de Educação Integral, essa é uma oportunidade dos novos professores conhecerem sobre os princípios educativos que fundamentam o modelo de escola em tempo integral, a exemplo das disciplinas eletivas, do estudo orientado, dos clubinhos de brincadeira, protagonismo e demais ações que contribuem para formação de cidadãos melhores. Essa também é uma forma de elucidar dúvidas, trocar ideias e enriquecer o fazer pedagógico, refletindo diretamente nas nossas aulas e no dia a dia dos estudantes. Na ocasião, os professores tiveram a oportunidade de participar de atividades práticas, garantindo uma abordagem abrangente e interativa. Um dos destaques desse evento foi a participação de alunos protagonistas, entre 13 e 14 anos da Escola de Tempo Integral Juarez Canejo, que conduziram um dos cinco dias de formação.

A iniciativa recebeu feedback positivo por parte dos participantes, que destacaram a relevância e a atualidade dos conteúdos abordados, assim como a oportunidade de se atualizarem com as melhores práticas educacionais. “Participar dessa imersão formativa está sendo bastante enriquecedor para minha vivência na ‘Escola da Escolha’. Integrar uma experiência educacional que iniciou como programa e já se consolidou como política pública devido às experiências exitosas vivenciadas na Rede Municipal de Petrolina, me deixa orgulhosa e motivada a contribuir para o seu fortalecimento. Sobretudo considerando o diferencial da política que é colocar o estudante na centralidade da proposta pedagógica e seu projeto de vida”, afirmou a professora doutora Dagmar Braga, da Escola Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral do bairro Jardim Guararapes.