Prefeitura de Cabrobó proíbe fogueiras e fogos de artifício durante festejos juninos

0
Digital image

Um Decreto Municipal publicado nesta terça-feira (15), pela Prefeitura de Cabrobó-PE, estabeleceu a proibição da construção de fogueiras juninas. O Decreto 046/2021 impede ainda  a comercialização ou distribuição de lenha destinada às fogueiras, a concessão de alvará para construção ou instalação de palhoças ou palhoções para a realização de eventos que possam causar aglomeração, além da venda, distribuição, doação e utilização de fogos de artifício durante todo mês de junho.

Na justificativa para o Decreto, a gestão do município alega que a queima de fogueiras e fogos de artifício causa geração de fumaça, que é prejudicial à saúde e pode agravar os efeitos das síndromes respiratórias causadas pelo Coronavírus. Ainda segunda o texto, a realização de eventos juninos, bem como a construção ou montagens de palhoças ou palhações, pode causar aglomeração de pessoas o que poderia contribuir para um aumento no número de casos de Covid-19.

De acordo com o texto do Decreto, para garantir o cumprimento das normas, a Prefeitura deve intensificar as fiscalizações, contando inclusive com o apoio da Polícia Militar. Quem for flagrado descumprindo as restrições estará sujeito a multa, apreensão dos produtos e interdição do estabelecimento.

Número de casos

Segundo o Boletim Epidemiológico, divulgado nesta segunda-feira (14), Cabrobó registrou 15 novos casos de Covid-19, outras 20 pessoas estão recuperadas e foram liberadas do isolamento. Com os novos dados, o município – que tem cerca de 34 mil habitantes, contabiliza 2112 casos de contaminação pelo novo coronavírus, desde março de 2020. Desses, 1959 pessoas estão recuperadas. Nesse momento Cabrobó tem 125 casos ativos de Covid-19. Foram registrados 28 óbitos.

Vacinação

De acordo com informações da Secretaria De Saúde, em Cabrobó cerca de 13 mil pessoas já tomaram pelo menos a primeira dose de uma das vacinas contra a Covid-19. Neste momento, o Programa De Vacinação está imunizando pessoas com idade a partir de 40 anos sem comorbidades, além de todos os grupos prioritários.