Petrolinenses têm até 8 de maio para regularizar título eleitoral, alerta cartório

0

O chefe do cartório eleitoral de Petrolina, Marivaldo Mendes, alerta que os eleitores que desejam regularizar seu título eleitoral, seja para transferência, emissão pela primeira vez ou alteração de dados, têm até o dia 8 de maio para fazer isso. A data limite é estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em resolução que define o calendário das eleições de 2024.

“Conforme o código eleitoral, só pode haver movimentação no título de eleitor até 151 dias antes das eleições. As eleições de 2024 estão marcadas para 6 de outubro, o que significa que 8 de maio é a data limite para regularizar o título”, explica Mendes.

Atendimento remoto e presencial

Mendes destaca que, desde 2020, o cartório eleitoral de Petrolina oferece atendimento remoto para regularização de títulos. “O eleitor pode regularizar sua situação através da internet”, afirma.

O atendimento presencial é necessário apenas para:

  • Emissão do título pela primeira vez: para coleta de dados biométricos;
  • Transferência de título: para coleta de dados biométricos, caso nunca tenha sido feita antes.

Para agendar o atendimento presencial, o eleitor deve acessar o site do TRE-PE (https://www.tre-pe.jus.br/).

Voto em branco e nulo

Mendes também abordou a abstenção e o voto em branco e nulo, que, segundo ele, podem ser influenciados pelo contexto político do país. “A nossa Constituição não obriga o voto em um candidato específico. O eleitor tem a opção de votar em branco, de votar nulo ou de justificar a ausência”, lembra. 

Crescimento do eleitorado em Petrolina

Mendes destaca o crescimento do eleitorado em Petrolina, que pode resultar em segundo turno nas eleições de 2024. “Em fevereiro, já tínhamos quase 236 mil eleitores. A partir de 200 mil eleitores, a cidade pode ter um segundo turno”, revela.

Atualização do local de votação

Mendes orienta os eleitores a manterem seus dados cadastrais atualizados, especialmente o endereço residencial. “Isso garante que o eleitor vote no local mais próximo de sua casa”, explica.

Eleições 2024: datas importantes

  • 8 de maio: Data limite para regularizar o título eleitoral;
  • 6 de outubro: Primeiro turno das eleições;
  • 27 de outubro (se necessário): Segundo turno das eleições.

Serviço:

Cartório Eleitoral de Petrolina

Endereço:Rua Dona Justina Freire de Souza 

Telefone: (87) 3036-5402

Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h