Ao longo de 2023, a Ouvidoria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) registrou 19.495 manifestações oriundas dos pernambucanos. Esse quantitativo representa uma média de 1.602 demandas realizadas por mês. Nesse número estão incluídas denúncias, reclamações, críticas, sugestões e elogios.
Em atendimento à Lei de Acesso à Informação (LAI), a Ouvidoria também atende as solicitações de informações sobre o MPPE, além de certidões sobre a atuação extrajudicial dos Promotores e Promotoras de Justiça. Em 2023, o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), que funciona dentro da Ouvidoria, registrou 2.838 solicitações de informações ou certidões e expediu 985 certidões. Somando todos os serviços prestados pela Ouvidoria, durante o ano passado, o órgão recebeu 22.333 demandas da população.
De acordo com o levantamento da Ouvidoria, 98,2% do total das manifestações corresponderam a denúncias sobre fatos para possível atuação do MPPE, em defesa dos direitos e interesses da sociedade.
Os temas que mais se destacaram em 2023 foram as denúncias relacionadas à defesa do patrimônio público, com 5.751 manifestações, o que representa 29,49% do total. Em seguida, vieram as demandas sobre saúde, com 2.218 (11,37%); educação, com 1.623 (8,32%); meio ambiente, com 1.429 (7,33%); e habitação e urbanismo, com 1.117 (5,72%).
Com relação às localidades que mais apareceram nas manifestações registradas na Ouvidoria, o Recife ficou à frente, com 6.722 (34,48%) manifestações, seguido por Jaboatão dos Guararapes com 889 (4,56%). Na sequência, vieram Paulista com 805 (4,13%) e as 717 (3,68%) de Olinda. Caruaru, no Agreste do Estado, teve 651 (3,34%) manifestações.
O maior número de demandas dos recifenses trazidas ao MPPE estão ligadas ao SUS, com 1.288 manifestações (19,16%). No ranking, aparecem ainda patrimônio público, com 971 queixas (14,4%); educação, com 602 (8,9%); consumidor, com 507 (7,5%); meio ambiente, com 396 (5,89%) e habitação e urbanismo, com 387 manifestações (5,75%).
ATENDIMENTO – Segundo a Ouvidora do MPPE, Promotora de Justiça Lizandra Carvalho, a expectativa para 2024 é que os registros de denúncias via Ouvidoria aumentem exponencialmente. Para atender a essa procura, com o apoio de outros parceiros institucionais, o órgão tem investido no aprimoramento do serviço de atendimento ao cidadão e registro de suas demandas, assim como nos canais de comunicação.
“A cada dia a Ouvidoria se consolida como o principal canal de acesso da população aos serviços do Ministério Público. Assim, é importante e necessário estarmos preparados para prestar um melhor atendimento, seja no registro e encaminhamento interno da demanda ou nos redirecionamentos ou orientações prestadas nas situações em que não se trata de demanda de atribuição do MPPE”, destaca a Ouvidora.
A Ouvidoria funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Denúncias, reclamações, críticas, elogios ou sugestões podem ser registradas pessoalmente, pelo site do MPPE (www.mppe.mp.br), por formulário ou com assistente virtual;, pelo whatsapp (81) 99319-3350, pelo 127 (das 8h às 14h) ou pelo messenger do Facebook da Ouvidoria (@ouvidoriamppe). Já as solicitações de informação ou certidão dirigidas ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), podem ser solicitadas por meio de formulário próprio disponível no site do MPPE.
Fonte: Ascom MPPE