Ouricuri: Com rachadura, Açude Tamboril pode romper e inundar parte da comunidade

0
Estrutura do Açude preocupa moradores das redondezas. (foto: Adão Marcelino)

O Açude Engenheiro Camacho (Tamboril), na zona rural de Ouricuri, corre o risco de rompimento, caso chegue a sangrar. O medo dos moradores do local é que isso aconteça por causa da previsão de chuva que deve continuar na região.

O Tamboril é um dos maiores açudes do Nordeste, com capacidade para bastecer maior parte da região, no entanto, o tempo da seca o desestruturou. Na manhã desta quarta-feira (19), o morador Adão Marcelino falou com o Nossa Voz sobre o assunto. Ele contou que a população está assustada e que uma rachaduras na parede do Açude está crescendo.

O morador também reclamou do sangrador do Tamboril que está cheio de lixo. Ele quer saber como os gestores do açude pretendem resolver a situação.

“Há muito tempo venho relatando. A parede do açude tem um buraco no meio, qualquer momento que este açude estourar se entrar mais água, não vai ficar ninguém que mora ali por perto. O buraco já está bem grande e o pessoal tem medo, há muito tempo que ele vem consumindo água”, disse Adão Marcelino.

A coordenadora do Conselho Gestor do Açude, Rozicleide Ferreira, informou que sabe do problema e que está apurando as condições técnicas para poder tomar algumas decisões que possam resolver o problema.