Organização descarta anulação do concurso da Guarda de Petrolina

0
(fotos: Carol Souza/NV e Andréa Meirelles/PMP)

Nesta segunda-feira (1º), o presidente da Comissão do Concurso da Guarda Civil Municipal de Petrolina, Cícero Dirceu e o secretário executivo de Segurança Pública, José Silvestre participaram do programa Nossa Voz para explicar detalhes sobre a tentativa de fraude no certame realizado ontem (30).

“Nós conseguimos detectar essas condutas criminosas. As pessoas já foram identificadas, inclusive um professor, que foi sargento do exército, que foi preso em flagrante em casa tentando passar informações. Agora a investigação terá continuidade”, garantiu Cícero Dirceu.

Muitos ouvinte do Nossa Voz participaram do programa para questionar a possibilidade de cancelamento do concurso e pra questionar sobre boatos de vazamento da prova. No entanto, o secretário José Silvestre tranquilizou os participantes. “A anulação só pode haver se foi identificado uma falha que indique descontrole geral. Todo concurso gera tentativa de fraude. Mas a prova não vazou”, assegurou.

Sobre o professor, que seria o cabeça do grupo que tentou fraudar o certame, Silvestre contou que essa prática de arregimentar candidatos que estão ansiosos por um cargo público é antiga e que a operação é de conhecimento da Justiça de Petrolina e do Ministério Público de Pernambuco. “A imagem da prova era fornecida para a fonte e a fonte anotava e liberava a resposta que ele entendida ser a correta. Mas tudo isso a gente já sabia”, relatou.

Até o momento cerca de oito pessoas foram detidas, sendo que cinco autuadas em flagrante, mas o secretário não descartou a possibilidade de mais prisões, já que a investigação continua. No entanto, o concurso está mantido.