O Grande Debate: Neya Gonçalves questiona Danilo Cabral sobre a economia; veja a resposta e o comentário de Anderson Ferreira

0

O Grande Debate da Capital ao Sertão, realizado nesta sexta-feira (26), contou com a participação dos candidatos Anderson Ferreira (PL), Danilo Cabral (PSB), Raquel Lyra (PSDB), João Arnaldo (PSOL), Miguel Coelho (União Brasil) e Pastor Wellington (PTB). A candidata Marília Arraes não compareceu. A assessoria de comunicação da candidata informou que Arraes já tinha compromissos pré-agendados em Recife e Serra Talhada.

O debate foi apresentado por Sócrates da Silva. No primeiro bloco, as regras foram explicadas e em seguida, os candidatos se apresentaram. No segundo e no quarto bloco, os concorrentes fizeram perguntas entre si com temas livres.

Já o terceiro bloco foi realizado com perguntas, com temas livres, feitas por jornalistas para os candidatos. Neya Gonçalves e Karine Paixão fizeram a participação representando a rádio Grande Rio FM.

Seguindo as regras, Neya agradeceu aos presentes e escolheu o candidato Danilo Cabral (PSB) para responder a sua pergunta e Anderson Ferreira para comentar a resposta de Cabral. Ela questionou a Danilo qual seria o projeto inovador para impulsionar a economia no estado de Pernambuco e, principalmente, o Vale do São Francisco, ressaltando que falta atenção do governo atual, e que o estado está atrasado em comparação aos demais. “Pernambuco disputava a sétima posição de contribuinte do PIB brasileiro e hoje o estado lidera como um dos mais pobres da federação. O que falta em sua avaliação?”, perguntou.

“Neya, nós vamos fazer nos próximos quatro anos um volume de investimentos da ordem de 15 bilhões de reais no estado de Pernambuco. O estado se encontra equilibrado com a conta fiscal em dia, com a capacidade inclusive de alavancar mais recursos tanto da receita própria, como também das operações de crédito que nós podemos fazer agora. Essa é uma conta que eu fiz. Eu sou auditor das contas públicas do estado de Pernambuco, do Tribunal de Contas, fui diretor geral da Secretaria da Fazenda, secretário de administração do Recife, eu conheço a administração pública. É preciso saber que esse momento exige efetivamente gente que tem conhecimento da máquina e eu estou apresentando esse plano de investimento que vai falar para todo o estado de Pernambuco, inclusive para o interior”, afirmou Danilo.

Em seguida o candidato falou sobre a necessidade captar recursos. “Eu sou um filho do interior do estado de Pernambuco, filho desse Agreste, e as oportunidades que chegam lá para a região metropolitana devem chegar para o interior do estado de Pernambuco. E a gente vai ter uma oportunidade, mais uma vez também, de ter um ambiente de captação de recurso, como tivemos lá atrás, com Lula presidente e Eduardo governador. Noventa bilhões de reais foram investidos no Nordeste no governo do presidente Lula, 50 bilhões de reais investidos em Pernambuco. A gente viu a transposição do Rio São Francisco, foi Lula que tirou ela do papel”.

O candidato destacou a necessidade de avançar em obras estruturantes para o interior, inclusive para o sertão. “Duas ações eu considero importantes. Concluir a Transnordestina, pra que a gente possa fazer todo o escoamento da produção, inclusive da fruticultura irrigada do São Francisco e do gesso do Araripe. É uma obra estratégica e importante para todo o estado de Pernambuco. E a duplicação da BR 232, essa nós vamos fazer até Serra Talhada, com mais uma terceira faixa, até Salgueiro, pra que a gente possa integrar todo o estado de Pernambuco. A BR 232 possibilitou o crescimento de Caruaru, de Vitória, de Moreno, de Pombos, ou seja, esse movimento precisa ir adiante”.

Em seguida, o candidato Anderson Ferreira (PL) comentou a resposta de Danilo Cabral (PSB). “Eu tenho que achar engraçado, pra não ser tão triste né? Ele fala que é auditor, que vai fazer duplicação e taí o governo 16 anos em queda livre. Ele participou do governo, então teu governo é fraco meu irmão, com certeza, inoperante, porque não apresentou resultado. Transposição quem fez foi o presidente Bolsonaro que concluiu, que passou dois governos do PT, Dilma e Lula, e não fizeram. Bolsonaro não prometeu, chegou lá e fez. Eu sim, vou sim, fazer um trabalho de requalificação na malha viária para impulsionar a economia. As rodovias tudo esburacada, falta água, e quando você pega cada região do nosso estado, tem um potencial econômico: bacia leiteira, polo do Agreste, e assim vai. Agora precisa de estrada e água”, disse.

Confira o debate completo: