Nossa Voz Debate: Candidatos à prefeitura de Dormentes trocam alfinetadas em confronto de ideias

0
(Foto: Sérgio Santana/ GRFM)

Dando seguimento a cobertura das eleições municipais de 2020, o Sistema Grande Rio de Comunicação realizou na manhã desta quarta-feira (28), mais uma edição do Nossa Voz Debate. Desta vez, os participantes foram os candidatos a prefeito (a) de Dormentes, Josimara Cavalcanti (PSB) (que busca a reeleição) e Roniere Reis (Patriota). Na oportunidade os postulantes apresentaram suas propostas e confrontaram os planos de governo, formulados para uma possível gestão daquele município.

Apresentação

O primeiro bloco, os postulantes listaram os motivos que o levaram a ingressar na disputa esse ano. Primeiro a se pronunciar, por ordem do sorteio realizado previamente e presenciado pelos participantes, foi o ex-prefeito Roniere Reis.

“Sou grato à cidade Dormentes que me acolheu. Tive a oportunidade de empreender ainda jovem, aos 17 anos já estava formalizado com um negócio. Eu quero retribuir a acolhida que Dormentes me deu, porque muitos filhos da cidade não tiveram o mesmo direito. Tiveram que sair e buscar uma oportunidade lá fora e por isso eu sou grato a minha terra. E gratidão não tem como retribuir se não servindo ao meu povo. Já tive a oportunidade de servir no pior momento econômico da história de Dormentes e agora, espero que num momento mais confortável da economia, a gente possa fazer muito mais”, argumentou.

O candidato também aproveitou para homenagear os servidores pela passagem do dia dedicado à categoria, prometendo, caso seja eleito, tratá-los com “respeito e atenção”. “Como eu tenho dito a esperança será maior que o medo”, alfinetou.

Mas, por outro lado, a candidata a reeleição, Josimara Cavalcanti reforçou ter crescido observando as ações empreendidas pelo pai, o ex-prefeito de Dormentes, José Olímpio Rodrigues. De acordo com a prefeita, seu governo segue pautado nesse exemplo de gestão pública. “Tive [como exemplo] o meu pai, um homem simples que nasceu na roça, que cresceu na vida de forma honesta; não teve a oportunidade de estudar e foi prefeito por dois mandatos na nossa querida cidade. E ele sempre me disse: ‘Minha filha, honre a sua história, honre os seus compromissos’. Não tenho nenhuma dúvida de que política para mim é missão, vocação, é cuidar das pessoas. Eu me realizo quando a gente consegue uma obra, uma ação, um projeto, um programa, uma parceria, para transformar a vida do nosso povo”, destacou.

Ela também aproveitou a oportunidade para devolver a provocação feita pelo adversário. “Na política, a gente precisa ocupar esse espaço com pessoas que tem compromisso, verdadeiras, que não só fiquem com o discurso, que fique na prática”.

Confronto

Nos blocos seguintes, os postulantes responderam às perguntas feitas pela produção do Nossa Voz Debate, voltadas para as áreas de educação, saúde, abastecimento de água (problema crônico da cidade), alianças políticas e administração pública.

Na sequência, na primeira rodada de perguntas entre os candidatos, eles formularam questionamentos de acordo com os temas pré-determinados pela produção. Infraestrutura e confiança em pesquisas foram os assuntos sorteados.

Depois, Josimara e Roniere também apresentaram suas propostas de governo para os ouvintes, que enviaram suas dúvidas através do telefone (3862-1007), WhatsApp (98812-97-42) e pelo perfil do Nossa Voz no Facebook (facebook.com/nossavoz). Além disso, o debate foi transmitido simultaneamente na rádio (FM 100,7) e no canal da Grande Rio FM no YouTube (reveja a live clicando aqui).

Considerações finais

Por fim, após confrontarem seus planos de governo na pergunta entre candidatos com tema livre, os postulantes proferiram as suas considerações finais. Seguindo a ordem de sorteio, a primeira a falar foi Josimara Cavalcanti.

Ela agradeceu o apoio que vem recebendo a população e à sua vice, Corrinha de Geomarco, sua “companheira de todas as horas e todos os momentos. Uma mulher sábia, tranquila e que tem contribuído tanto. Quero dizer Corrinha que você sabe, eu também sei, que mesmo quando estávamos em lados opostos, sempre fizemos a boa política com respeito, dignidade. E isso foi o que fez a diferença, onde houve essa eterna união, em que o nosso eterno prefeito Geomarco, que foi abençoada por Deus. E ela vai permanecer com as bençãos de Deus.

União com Geomarco

Josimara também homenageou sua família e se emocionou ao relembrar a irmã mais nova, Marinívea Cavalcanti, que faleceu em maio deste ano, vítima de uma dengue hemorrágica. “Fazer uma campanha de luto não é fácil”. Em conclusão, a gestora parabenizou os servidores municipais. Também elogiou sua militância e relembrou os motivos que a levaram a construir a aliança política com o grupo de Geomarco Coelho. “Fizemos essa união não pelo sonho meu ou do eterno prefeito Geomarco, era pelo sonho de cada eleitor dormentense. E nós vamos honrar cada dia e estaremos sempre presentes, porque nós nunca deixamos o nosso povo”, disparou.

Como resultado, Roniere Reis também demonstrou gratidão à sua vice Rosarinha Coelho e ao apoio da sua família, sempre presente. “Quero agradecer a atenção de todos os dormentenses, de toda a equipe, de Rosarinha, que tem me ajudado muito, à toda a sociedade e à minha família que tem compreendido e me ajudado. As minha filhas Beatriz e Isadora, a minha esposa Beane, minha mãe, meus irmãos, minha família, que tem ajudado a gente a levar esse projeto que levo com gratidão à minha cidade”.

“Invocar quem já morreu”

O candidato ainda voltou a alfinetar a adversária. “Eu tenho encontrado um grande sentimento de medo das pessoas porque à vezes não querem ser perseguidas, não querem ser humilhadas na hora de um atendimento. Quero dizer à população que os recursos da prefeitura pertence a vocês e é com esse objetivo, com esse intuito que vamos fazer. Quem está buscando a presença de quem já partiu e eu respeito a história de quem já partiu, mas que agora não pode fazer nada pela cidade. Quem invoca a presença de quem já partiu para vir cuidar da prefeitura, para vir cuidar da cidade, está demonstrando uma incompetência muito grande. Está dizendo que não tem a capacidade e a competência para assumir”, disparou.