No Recife, Lula justifica aliança de Marília com o PSB e reforça defesa de direitos dos trabalhadores

0

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores (PT), faz campanha no Recife, em Pernambuco, hoje (14), seguindo a agenda de compromissos no Nordeste.

No estado em que nasceu, o petista obteve 65,27% dos votos válidos no primeiro turno, enquanto Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, teve 29,91%.

A visita de Lula ao estado ocorre um dia após Bolsonaro fazer no Recife a sua primeira agenda no Nordeste após associar vitória de Lula na região a analfabetismo.

O ex-presidente participa de uma coletiva na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais (Fetape). Depois, fará uma caminhada pelas ruas da cidade.

Além de prestar contas das ações voltadas para o Nordeste durante seus governos e petista falou sobre a construção do apoio a Marília Arraes no segundo turno e agradeceu o apoio do PSB. “O PSB tinha candidato, não foi possível ele chegar no segundo turno, terminou o primeiro turno, a gente faz aliança política. Você veja que nós fazemos isso com muita gente, com o Brizola quando me xingava de sapo barbudo, depois no segundo turno a gente estava junto. E tem que ser assim a política”, justificou

O petista também confirmou a expectativa de aumentar os votos na região e detalhou algumas propostas para o possível governo. “Eu vim aqui, não foi só para apoiar Marília, eu vim aqui porque quero ter mais voto do que eu tive no primeiro turno”, admitiu.  “Essa nossa candidatura tem como objetivo fundamental recuperar esse país. É fazer uma espécie de reconstrução desse país que já foi a sexta economia do mundo em 2008 e 2009 e voltou a ser a 13ª economia do mundo. Esse país gerou mais de 20 milhões de empregos com carteira assinada, hoje a maioria das pessoas está arrumando emprego em aplicativos, não conhece o seu patrão, não tem registro em carteira (…) A gente quer garantir apenas que o trabalhador não seja tratado como escravo”, declarou, reafirmando em seguida a meta de acabar com a fome no Brasil. 

Após a coletiva, os Lula e Marília seguem para a caminhada com concentração no Parque Treze de Maio, no centro do Recife. Chamado de “Caminhada Brasil da Esperança”, o ato com apoiadores seguirá pela Rua do Hospício e pelas Avenidas Conde da Boa Vista, Guararapes e Dantas Barreto, com encerramento na Praça do Carmo, onde o petistas e outras lideranças políticas tradicionalmente realizam comícios na cidade.