“Na época o programa Nova Semente me deixava muito triste”, diz Poliana Castro sobre gestão de Julio Lossio

0

Nesta quarta-feira (6), Poliana Castro participou do programa “Nossa Voz” para responder às declarações feitas por Julio Lossio sobre o programa Nova Semente e para discutir o funcionamento atual do programa. No estúdio, a secretária executiva de primeira infância, Poliana de Castro, esclareceu os pontos em questão.

A discussão começou com a fala de Julio Lossio, que fez menção a Dr. Osvaldo e o pedido dele para que a família auxiliasse Poliana, que enfrentava dificuldades após não conseguir passar em um concurso público. Poliana explicou que nunca se inscreveu em concursos públicos de Petrolina e detalhou sua trajetória profissional, desde 2007, quando começou a trabalhar no serviço público.

“Eu nunca fiz inscrição para nenhum concurso de Petrolina, logo não poderia ser aprovada. Desde 2007 e para ele que não lembra, em 2007, ele não era o Prefeito quem era o prefeito era Odacy e eu era professora da rede Municipal da Educação Infantil e continuei professora até a gestão dele. Em 2009, eu fui convidada pela diretora de educação infantil Maria Araújo para compor o quadro da Secretaria de Educação no setor de educação infantil, o convite não veio por ele, nem muito menos por Doutor Osvaldo pessoa que minha mãe trabalhou até o ano de 2005. Fiz parte da gestão dele, infelizmente. Em 2011, fui convidada por professora Melinda para compor o quadro do programa Nova Semente porque enquanto eu estava na secretaria de educação, eu já fazia a formação continuada e junto com a equipe técnica da secretaria de educação e prestava a formação continuada para as pessoas”, desabafou Poliana. 

Poliana também respondeu às acusações de Julio Lossio sobre o programa Nova Semente. Ela mencionou que trabalhou no programa por quatro anos, de 2011 a 2015, não há oito anos. “Na época o programa Nova Semete me deixava muito triste, eu sabia que se cobrava mensalidade para os pais e os profissionais faziam bingos, rifas. Eu trabalhei no programa Nova Semente e é ao contrário do que ele disse há 8 anos, eu trabalhei quatro anos de 2011 a 2015, porque já não estava mais dando suporte para mim em vários aspectos.”, informou Poliana. 

Esclareceu que o programa sofreu auditoria da Controladoria Geral da União (CGU), que identificou irregularidades na gestão de Julio Lossio. “Tive acesso ao programa, por meio dos relatórios aqui de 500 folhas da CGU emitiu sobre a administração do programa Nova Semente, na gestão Julio Lossio. A CGU, Controladoria Geral da União, identificou todas as irregularidades do programa Nova Semente na gestão de Júlio Lossio”, destacou a secretária. 

Ela ressaltou que, desde 2017, a atual gestão vem melhorando o programa Nova Semente, tornando-o mais sustentável e qualitativo, com foco no atendimento às crianças. Poliana destacou que houve um aumento significativo no número de crianças atendidas pelo programa. 

“A partir de 2017, na gestão Miguel Coelho, o Nova Semente fez uma organização, para de fato ser um programa funcional, sustentável para acolher e educar as crianças. De fato hoje, existe uma demanda reprimida, crianças que não são atendidas pelo município. Simão Durando, fez a abertamente um cadastro de inscrição de matrícula dos alunos por meio do sistema para que ele pudesse identificar sabiamente a demanda reprimida. Temos 700 e poucos alunos que estão no sistema que foram cadastrados sem o atendimento, porém é muito  válido saber que a educação infantil da primeira infância, ela é a porta de entrada para o atendimento educacional. A criança completou 6 meses. Ela já é uma criança que já pode ter o atendimento educacional”, ressaltou. 

“Eu trago para vocês os números no cmei que Inclusive era um prédio sucateados abandonados na gestão anterior e nós tínhamos antigamente 22 cmeis,  hoje nós temos 47 semanas foi um número muito expressivo de entrega e devolução dentro desses 22 CMEI 8 funcionavam como unidades do nova semente”. 

Além disso, Poliana criticou a postura machista e misógina de Julio Lossio, afirmando que suas palavras foram ofensivas não apenas a ela, mas a todas as mulheres de Petrolina.  “Nós presenciamos aqui no seu programa o maior ato de misoginia visto aqui em Petrolina, mas também a gente pode perceber  o machismo, a inverdade, a mentira mesmo feita de forma irresponsável a grosseria a falta de educação de uma pessoa que se diz pública e que está pleiteando cuidar do povo. Tratando as mulheres dessa forma”. 

A vereadora Maria Helena também expressou sua indignação com as declarações de Lossio, ressaltando a importância do empoderamento das mulheres e a necessidade de respeito e igualdade de gênero na política.

“Assistir ao programa passou de nível de preconceito, o nível de falta de educação, falta de empatia. Isso é uma coisa ainda muito pequena para se denominar, o que a gente viu ontem de uma ex-prefeito de Petrolina transformação enfática ele querer e usar assim mostrar realmente a sua interface contra realmente uma posição, uma posição realmente muito desagradável com relação às mulheres” , destacou a vereadora.