Moradora da Comunidade do Roçado reclama sobre UBS da Agrovila Massangano

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Francisca Alexandre Braga, moradora da comunidade do Roçado, fez uma denúncia no programa de rádio sobre a situação crítica da Unidade de Saúde da Agrovila Massangano, localizada nas proximidades do Roçado e da Estrada da Tapera.

Segundo Francisca, a comunidade depende dessa unidade de saúde, mas a situação atual é lamentável. Ela relata problemas como vazamentos de água dentro do prédio, com a água escorrendo pelo corredor, proveniente de uma caixa que nunca foi limpa desde a construção da unidade, que ocorreu há cerca de 18 a 20 anos.

“Estou vendo a hora cair por cima dos funcionários e dos pacientes que chegam. Semana passada a água estava caindo, o forro todo rachado. Não tem como paciente beber água. A caixa foi feita na unidade de saúde, nunca foi lavada. Não sei se tem de 18 a 20 anos da unidade”, afirma Francisca. 

Além disso, Francisca menciona a falta de materiais para curativos e destaca que nem todos os funcionários prestam um bom atendimento, havendo relatos de pacientes sendo tratados de forma rude. Ela expressa a necessidade de uma revisão na política de atendimento, sugerindo que a unidade deveria estar aberta por mais tempo, considerando a grande população que abrange.“Pede alguma coisa para fazer curativo, não tá tendo material para o atendimento. Nem todos atendem bem”, destacou. 

Francisca também faz um apelo ao secretário de saúde para que investigue a situação da unidade, mencionando exames que estão acumulados sem atenção há mais de um ano. Ela ressalta que teve que procurar a Secretaria de Saúde pessoalmente para encontrar um exame urgente de sua mãe, que estava na unidade sem ser entregue.

“Exames para fazer um encaminhamento em mais de um ano. Essa semana eu tive que ir na secretaria de saúde atrás de um da minha mãe que precisa urgentemente de um atendimento”, finalizou Francisca.  

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou uma nota nesta terça-feira em resposta a questionamentos e preocupações levantados pela comunidade em relação aos serviços de saúde oferecidos pela unidade local.

De acordo com a nota, a unidade continua atendendo e realizando marcações de consultas, mesmo enfrentando uma demanda um pouco mais alta. A Secretaria de Saúde enfatiza seu compromisso em assegurar que os atendimentos sejam prestados da melhor forma possível. A equipe da unidade está empenhada em garantir a qualidade do serviço.

A nota também abordou questões relacionadas à infraestrutura da unidade de saúde. Foi mencionada a existência de infiltrações no forro da unidade, que se originaram de uma rachadura na caixa d’água. A Secretaria de Saúde informou que a caixa d’água foi limpa em agosto e está ciente do problema. Medidas estão sendo tomadas para resolver a situação, incluindo a substituição da caixa d’água e a realização da manutenção necessária no forro.

A Prefeitura e a Secretaria de Saúde reiteram seu compromisso com a transparência e o bem-estar da população. Eles destacam que estão abertos para esclarecimentos e encorajam os cidadãos a utilizarem a ouvidoria, disponível por meio do número 156, para fazer denúncias, relatar experiências de atendimento ou levantar qualquer outra questão relacionada aos serviços de saúde da cidade. Este canal serve como uma maneira eficaz de se comunicar com as autoridades responsáveis e garantir que as preocupações da comunidade sejam adequadamente abordadas.