Missa marca seis anos de saudade do eterno deputado Osvaldo Coelho

0

Há seis anos, Petrolina perdia uma das suas maiores representações políticas. Osvaldo de Souza Coelho, faleceu no dia 01 de novembro de 2015, após sofrer um infarto em sua residência, durante uma estadia no Recife. Em sua memória, será celebrada uma missa hoje (01), às 17h, na Igreja Matriz, no Centro de Petrolina. 

A partida de Osvaldo Coelho deixou um Sertão inteiro de saudades, de um povo que reconhece o legado deixado pelo eterno deputado que através das suas ações transformou milhares de vidas com oportunidades de emprego e evolução educacional. 

Em parceria com o irmão, Nilo Coelho, ele foi responsável pelos projetos de irrigação de Petrolina. A mais recente conquista, o Projeto Pontal, recebe o nome de Perímetro Irrigado Osvaldo Coelho, consolidando uma luta iniciada há 20 anos e que, pela atuação do seu filho, o ex-deputado federal e presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho e do senador, Fernando Bezerra Coelho, agrega novos avanços a fruticultura do Vale do São Francisco. 

A consciência do poder de transformação econômica proveniente da agricultura e seu empenho em transformar os municípios do Semiárido brasileiro em novas Califórnias, renderam a Osvaldo Coelho o título de patrono dos Projetos de Irrigação do Estado de Pernambuco, através da  Lei nº 17.086 sancionada pelo governador Paulo Câmara em 20 de outubro de 2020. O projeto, aprovado na Assembleia Legislativa, é de autoria do deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB).

Osvaldo Coelho também é responsável pelas implantações do Instituto Federal do Sertão e da Universidade Federal do Vale do São Francisco.