Miguel Coelho anuncia que decretos serão reeditados e medidas prorrogadas

0

Na tarde desta quinta-feira (26), o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho fez mais uma transmissão online para anunciar novas medidas de combate ao Covid-19 e ao H1N1, doenças que colocaram o município em Estado de Calamidade Pública. Miguel reforçou a importância do distanciamento social, mesmo em meios aos questionamentos sobre os prejuízos econômicos, e afirmou que as medidas restritivas serão prorrogadas.

“Se não tiver vida não tem emprego. Essa é uma premissa muito básica. (…) Os números são muitos claros, aqui em Petrolina e em Juazeiro é uma crescente contínua”, destacou Miguel Coelho. O prefeito de Petrolina garantiu ainda que, em breve, serão anunciadas para auxiliar as pessoas mais vulneráveis economicamente.

Miguel Coelho comentou brevemente o pronunciamento que o presidente Bolsonaro fez que gerou muita confusão. No entanto, o gestor do município pontuou que vai continuar e ampliar medidas para achatar a curva de crescimento das infecções em Petrolina.

“O prazo encerra na terça (31). Na segunda-feira (30), nós vamos atualizar todos os nossos decretos. Inclusive estou com todos os decretos municipais, os estaduais, os da União para que a gente possa deixar mais didático, simples e de fácil compreensão. (…) Vamos prorrogar, vamos reeditar e vamos continuar com diversas medidas, que vão desde a suspensão de aulas até às medidas mais restritivas no âmbito social e comercial”, afirmou Miguel Coelho.

Outros problemas

Miguel ainda falou sobre os testes comprados pelo município que ainda não chegaram e pontuou que há sim um problema de sub notificação do novo Coronavírus, mas é uma questão nacional.

Sobre a recente polêmica envolvendo os trabalhadores da fruticultura irrigada, Miguel Coelho garantiu que não há e nem vai ser editado nenhum decreto impedindo o trabalho no setor. No entanto, o prefeito garantiu que o município está em contato com o sindicato patronal e exigiu que as medidas preventivas de segurança e higiene para os trabalhadores estão sendo adotadas pelas fazendas.

Casos em Petrolina

O município tem dois casos confirmados de Covid-19, oito casos em investigação e 11 casos descartados. Além disso, são 19 suspeitas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 8 casos em investigação, 4 confirmados para Influenza A e outros 7 casos descartados.

Um dos pacientes está em estado grave na UTI montada pela Prefeitura de Petrolina no Hospital Universitário para investigação e tratamento.