Está na pauta de hoje (11) da Casa Plínio Amorim um projeto do legislativo que visa declarar a Manta Caprina e Ovina de Petrolina-PE como patrimônio cultural-imaterial do município. Os autores do projeto são os vereadores Aero Cruz, Ronaldo Cancão e a vereadora Maria Elena Alencar.
A Manta de Petrolina é a carne retalhada, conhecida também como “manta seca de bode”, “bode salgado”, “bode retalhado”, “bode seco” e “carne de bode retalhada”, é um produto cárneo, confeccionado a partir das carcaças caprinas e ovinas, submetidas ao processo de desossa parcial, seguida de salga e secagem.
De acordo com o texto do projeto, esse é “um passo fundamental para permitir a expressão de todo o seu potencial de apoio ao desenvolvimento socioeconômico de milhares de produtores familiares que vivem da caprino-ovinocultura na região”. Além disso, esse reconhecimento “busca consolidar o reconhecimento local e regional do produto e iniciar a caminhada para um reconhecimento nacional”.
A votação do projeto vai ser em dois turnos, por maioria simples. Se aprovado, restará apenas a sanção do prefeito Miguel Coelho para entrar em vigor na data de sua publicação.