Mais de 1,5 toneladas de cabos irregulares retirados de postes em Petrolina

0

A Neoenergia Pernambuco retirou mais de 1,5 tonelada de cabos e equipamentos de telecomunicações irregulares de 93 postes no município de Petrolina. Esse resultado é fruto das ações de ordenamento de rede realizadas pela distribuidora, nas últimas semanas. Além de garantir a qualidade no fornecimento de energia para a população, a retirada desses equipamentos garante a segurança das pessoas e evita incêndios em na rede de distribuição de energia elétrica.

Este trabalho de retirada de cabos e equipamentos fora do padrão ou instalados sem a permissão da concessionária é constante. Todos os dias estamos em algum local para organizar a rede e eliminar os riscos causados pelas empresas clandestinas ou mesmo pelas autorizadas, mas que estão com os cabos fora dos padrões normativos e de segurança exigidos pelo setor”, afirmou o Supervisor de Operações da Neoenergia Pernambuco, Weudo Monteiro.

Em campo, as equipes técnicas fazem a remoção dos cabos e das caixas de internet em condições irregulares. Esse último é um dos maiores ofensores para as ocorrências de incêndio, pois são equipamentos fora dos padrões técnicos, que são energizados a partir de uma ligação clandestina de energia.

As distribuidoras em todo país, pelas resoluções conjuntas 001/1999 da Aneel, Anatel e ANP e resolução Aneel 1.044/2022, são obrigadas a compartilhar os postes com as empresas de telecomunicações com a finalidade de promover a universalização dos serviços de internet. Porém, para garantir que isto seja feito de forma seguraé necessário que as empresas apresentem, antes de instalar suas redes,  um projeto para ser avaliado pela distribuidora. As caixas de internet removidas nas nossas ações são as irregulares, instaladas à revelia da concessionária de energia e que por isso não tem segurança técnica”, explica Weudo Monteiro.

As demais ações de ordenamento da Neoenergia Pernambuco para combater as ocupações irregulares na sua infraestrutura vêm sendo desenvolvidas continuamente. As adequações têm como finalidade fazer com que as redes de empresas que possuem contrato de compartilhamento atendam das normas técnicas e regulatórias de segurança do setor. Já as empresas que não possuem autorização para a utilização dos postes, têm seus equipamentos retirados imediatamente das estruturas e devem buscar a regularização de suas redes junto a concessionária.  

Responsabilidade da manutenção

A manutenção dos fios de telefonia e internet é de responsabilidade das operadoras, que são as proprietárias destes cabos. A atuação da Neoenergia Pernambuco tem como objetivo a segurança das pessoas e do sistema elétrico, devido aos riscos que essa fiação, em alguns casos, pode representar. Existem duas situações em que a distribuidora remove a fiação: uma é quando a empresa atua clandestinamente, lançando os fios sem autorização da distribuidora e sem seguir os padrões técnicos e de segurança exigidos; e a segunda acontece quando a operadora, que possui contrato com a distribuidora, não realiza a manutenção devida, deixando os cabos em situação de risco à população.

Regularização

Para estimular a regularização, a Neoenergia Pernambuco vem buscando se aproximar das operadoras de telecomunicações. A distribuidora também criou um canal de atendimento direto, pelo e-mail compartilhamento.infra@neoenergia.com, para que prestadoras que atuam, ainda, de forma irregular, possam se regularizar junto à concessionária.