Justiça Eleitoral de Petrolina condena prefeito de Ouricuri a prisão e multa

0
Crime eleitoral teria sido praticado nas eleições de 2012. (foto: reprodução internet)

O prefeito de Ouricuri-PE, Ricardo Ramos (PSDB) foi condenado a quatro anos, 11 meses e 15 dias de prisão, em regime semiaberto, além de multa pela Justiça Eleitoral de Petrolina-PE. O motivo da ação foi o transporte irregular de eleitores, flagrado pela Polícia Rodoviária Federal, em outubro de 2012, na BR-428.

O juiz destacou na sentença que não decretou a perda do cargo público “porque o réu sequer foi eleito no ano de 2012, de modo que a conduta então perpetrada não tem relação com o mandato atualmente exercido”, justificou o juiz Carlos Fernando Arias.

A ação penal pública, promovida pelo Ministério Público Eleitoral, também condenou outras duas pessoas pelo mesmo crime eleitoral. De acordo com a sentença, policiais rodoviários federais abordaram um ônibus, na Serra da Santa, que transportava diversos eleitores para Ouricuri, que supostamente favoreceria o então candidato Ricardo Ramos.

Além de prisão, o prefeito foi condenado a pagar “247 dias-multa, no valor unitário de um salário mínimo”, diz a decisão do juiz Carlos Fernando Arias que foi publicada na sexta-feira (05). Com a sentença ainda não transitou em julgado, ainda cabe recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE).

O Nossa Voz solicitou nota ao prefeito para saber se ele já foi notificado da decisão, se vai recorrer e qual o posicionamento dele sobre a sentença. Estamos aguardando as repostas.