Julho das Pretas: programação da Prefeitura de Juazeiro leva reflexão sobre processo de escravidão no Brasil com apresentação teatral

0

Como parte da programação do Julho das Pretas, realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), foi realizada, nesta sexta-feira (28), uma apresentação teatral com a proposta de provocar uma reflexão do processo de escravidão no Brasil. O teatro “Liberdade Raiou, igualdade não”, da Cia 1º Ato, foi encenado no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

A apresentação teatral foi para todos os públicos, estudantes do ensino médio do Colégio Modelo, crianças e adolescentes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro João Paulo II. “Esta é uma peça que retrata o processo de escravidão e as tristes marcas deixadas pelos 300 anos de muita exploração, injustiça e violência que marcou o Brasil. Estamos aqui para refletir sobre isso, através do teatro, de forma lúdica, para acessar os diversos públicos”, explicou o responsável pelas Políticas da Diversidade da Sedes, Andrey Anthonny.

Neste sábado (29), Dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, haverá o encerramento da campanha Julho das Pretas com o torneio de futebol feminino que será realizado no Quilombo do Rodeadouro, às 14h. O torneio será no campo de futebol do Rodeadouro. “Além do torneio que envolverá as mulheres dos quilombos de Juazeiro, também teremos a apresentação do Samba de Veio, que fecha com chave de ouro a programação do Julho das Pretas da Prefeitura de Juazeiro”, destacou Andrey.

Outras ações

Durante o mês de julho, a gestão Suzana Ramos, montou uma programação que envolve a conscientização da mulher preta. Desde o início do mês, a Sedes vem realizando ações alusivas à campanha. A programação iniciou no dia 2 de julho, com o Novenário a Santa Isabel, padroeira do Quilombo Alagadiço, que ocorreu com o apoio da Prefeitura de Juazeiro para a procissão. No sábado e domingo, dias 22 e 23, a Diretoria de Igualdade Racial e Religiosidade da Sedes realizou no Quilombo Alagadiço, cursos gratuitos de empreendedorismo como: fabricação de salgados diversos, sequilhos, sandálias personalizadas e tranças e turbantes.

Na última terça-feira (25), mulheres de vários quilombos do município como Alagadiço, Barrinha da Conceição, Rodeadouro, Pau Preto e comunidades circunvizinhas receberam atendimento de saúde bucal com a unidade odontológica, uma parceria entre Sedes e Secretaria de Saúde.