Juazeiro: após 65 dias, professores da Uneb encerram greve

0

As aulas devem retornar na próxima segunda-feira (17). (Foto: Reprodução)

A categoria docente da Uneb aprovou o término da greve no início da tarde desta quarta-feira (12). Porém, a mobilização continuará a acontecer. O objetivo será acompanhar as negociações que ocorrerão na mesa permanente conquistada junto ao governo do estado. A decisão das/os professoras/es ocorreu durante a assembleia realizada no campus de Salvador.

A paralisação que durou 65 dias, garantiu promoções e orçamento para investimento nas universidades estaduais da Bahia, como também acordos na liberação imediata de R$ 36 milhões para investimentos às estaduais baianas e até 900 promoções docentes. Além disso, a possibilidade permanente de negociação com o governo do estado, válida até o fim da gestão de Rui Costa.

A expectativa do Movimento Docente é que sejam debatidos os demais itens da pauta não atendidos de imediato, a exemplo da implementação das Dedicações Exclusivas, das passagens docentes e das garantias ao Estatuto do Magistério Superior. Os diálogos deverão começar em até 72h após o término da greve e deverão ter a participação das secretarias da Educação, Administração, Fazenda e Relações Institucionais.

Calendário

A assembleia decidiu também que o início das aulas será na segunda-feira (17). Na sexta-feira (14) a categoria somará forças a inúmeros outros setores de todo o país no dia de Greve Geral contra a reforma da Previdência, proposta pelo governo. (Fonte: Aduneb)