Juazeiro amplia fechamento do comércio e anuncia hospital de campanha

0
(Foto: Reprodução Zoom)

Para unificar as medidas de prevenção ao novo coronavírus, o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, anunciou em coletiva online realizada nesta terça-feira (14), que vai ampliar o período de fechamento do comércio. Segundo o gestor, até o dia 26 de julho fica proibido o funcionamento das atividades não essenciais na cidade. A ideia é sincronizar as ações com Petrolina, diante da proximidade geográfica e integração dos sistemas de saúde das duas cidades. O toque de recolher, das 18h a 05h também se estende até a mesma data.

Outra medida anunciada foi a licitação para implantação de um hospital de campanha. A unidade funcionará em área anexada a UPA, terá 60 vagas e contará com espaços para ampliação. Apesar de ter descartado a necessidade nas últimas coletivas, Bomfim reconheceu a urgência dessa instalação diante da aceleração nos casos positivos sintomáticos.

Segundo a secretária de saúde, Fabíola Ribeiro, tornou-se importante aumentar a oferta de leitos intermediários para internações precoces, evitando que esses pacientes cheguem nas unidades demandando o ingresso nas UTIs.

Medidas econômicas

De acordo com Paulo Bomfim, foi encaminhado à Câmara Municipal um projeto de Lei onde suspende a renovação dos alvarás de funcionamento do comércio. O gestor também informou que o IPTU terá o seu prazo de pagamento prorrogado para toda a população. O vencimento previsto para esse mês, agora está marcado para 30 de setembro.

Aniversário da cidade

Por fim, o gestor parabenizou Juazeiro pelos seus 142 anos de elevação a categoria de cidade. “Parabéns Juazeiro, parabéns ao seu povo. Tenham a certeza de que sempre vou trabalhar para proteger a vida da nossa população”.

Para evitar aglomerações, as solenidades alusivas a data ocorrerão de maneira reservada e os poucos participantes deverão seguir as normas sanitárias e de distanciamento social.

Sendo assim, após o hasteamento das bandeiras, o prefeito Paulo Bomfim assina a ordem de serviço para a requalificação da Maternidade Municipal, com reforma geral e climatização do hospital.

A programação segue até o dia 17 de julho, quando ocorrerão inaugurações nas áreas de educação, lazer e saneamento básico.