Índios Truká bloqueiam BR-428 em Cabrobó

0
Grupo bloqueou a passagem de veículos no km 12 da rodovia. (fotos: Pretinha Truká)

Indígenas da Tribo Truka, realizam hoje (27) um protesto na BR-428 em Cabrobó-PE. Desde às 8 da manhã, o grupo bloqueou a passagem de veículos no km 12 da rodovia – próximo ao Abatedouro Municipal.

De acordo com os manifestantes, o objetivo do bloqueio é mostrar a indignação dos povos indígenas com respeito a medida provisória do Governo Federal que modifica a política indigenista brasileira e municipaliza os serviços de saúde a esses grupos.

Atualmente o atendimento médico dos povos indígenas é de responsabilidade do Subsistema de Atenção a Saúde Indígena e mantido com recursos do Governo Federal. Com a mudança, a responsabilidade passaria para os municípios.

A reportagem da Grande Rio FM Cabrobó, conversou com o Cacique Issó Truká, que ressaltou a determinação dos manifestantes de manter o bloqueio até que o Governo abra o diálogo sobre o assunto. “Essa manifestação é de cunho nacional. Estamos em todos os estados protestando contra essa medida provisória que fere a constituição, que acaba com nossos direitos adquiridos. Esse projeto é um genocídio. Ele acaba com a Saúde Indígena no Brasil. Estamos aguardando uma sinalização de nosso movimento em Brasília, que está tentando dialogar com o governo. Se eles abrirem o diálogo, nos terminamos o bloqueio, se não houver a abertura para conversa, nos não temos hora para liberar a estrada” disse.

Ainda segundo o Cacique, nesse momento nem mesmo os veículos de emergência estão sendo liberados para seguir viagem.